Estado-nação, identidade-para-o-mercado e representações de nação

Autores

  • Igor José de Renó Machado Universidade Federal de São Carlos; Departamento de Ciências Sociais

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-77012004000100006

Palavras-chave:

identidade, pós-modernismo, imigrações internacionais, Estado-nação

Resumo

Este artigo se propõe a explorar o conceito de identidade-para-o-mercado, criado a partir das idéias de Jameson, contidas em seu livro Pós-modernismo: a lógica cultural no capitalismo tardio, e explorado por meio de reflexões que remetem às questões, da minha pesquisa de doutorado, sobre a imigração brasileira no Porto. Apoiado nessa perspectiva, pode-se verificar o papel central do Estado-nação na produção e articulação de identidades-para-o-mercado e de imagens identitárias de fácil consumo num mercado global.

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Publicado

2004-01-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Machado, I. J. de R. (2004). Estado-nação, identidade-para-o-mercado e representações de nação . Revista De Antropologia, 47(1), 207-233. https://doi.org/10.1590/S0034-77012004000100006