A propósito de la jurema. Reflexiones sobre el campo religioso brasileño
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0034-77012005000200001Palavras-chave:
religiosidad popular, catimbó, jurema, umbanda, estudios religiosos.Resumo
A partir de la presentación de un par de ceremonias del cultode jurema, este trabajo se vuelca en el análisis de ciertas cuestiones del camporeligioso brasileño. Los aspectos destacados son, fundamentalmente, ladinámica entre agencias religiosas y los sectores eruditos que se interesan enel estudio de las religiones subalternas, las redes de agencias – su densidad,los diversos trayectos que permiten los vínculos entre agentes de diversa legitimidadetc. –, la búsqueda de un valor operacional para “sincretismo”, lahomogeneización del campo, es decir, la absorsión de cultos de lógicas débilespor otros de lógicas fuertes.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista de Antropologia concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).