Farinha, casas de farinha e objetos familiares em Cruzeiro do Sul (Acre)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0034-77012007000200004Palavras-chave:
Amazônia, conhecimento tradicional, cultura material, farinha de mandiocaResumo
O artigo enfoca a materialidade associada aos sistemas agrícolas no município de Cruzeiro do Sul. Os artefatos empregados extrapolam seu utilitarismo porque são dotados de atributos de agência. Geram, assim, interações entre si e com as pessoas, com as quais compartilham de uma mesma forma de organização de trabalho na produção de farinha. Constituem produtos de um histórico de migrações do Nordeste à Amazônia, atualizados por meio de sistemas sociais de troca de experiências e de informações.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista de Antropologia concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).