A religião nos limites da simples educação: notas sobre livros didáticos e orientações curriculares de ensino religioso
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0034-77012010000100002Palavras-chave:
ensino religioso, antropologia da religião, laicidadeResumo
O texto analisa algumas orientações curriculares oficiais e alguns livros didáticos de grandes editoras voltados para o ensino religioso - disciplina oferecida por escolas públicas no Brasil. O objetivo é saber desse material o que se define como "religião" e como se organiza o universo daí derivado - sobretudo, o modo como se equaciona o que seria comum e o que seria específico às tradições e aos grupos religiosos particulares. A inspiração para a análise vem de autores que exploram o estatuto contestado da categoria "religião". O texto busca também problematizar parte dessa bibliografia e propõe pistas para futuros estudos.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista de Antropologia concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).