“Vocês sabem porque vocês viram!”: reflexão sobre modos de autoridade do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2012.46959Palavras-chave:
Autoridade de conhecimento, Wajãpi, microscópio, visão, saberes.Resumo
Esse artigo tem como objetivo abordar um modo de conferirautoridade e status de verdade aos saberes de acordo com concepçõesepistemológicas wajãpi (grupo de língua Tupi-Guarani do Amapá). Para tanto,tomo como mote algumas falas suscitadas em um curso de Ciências Naturaisque ministrei para duas turmas de Agentes Indígenas de Saúde (AIS).Tendo em vista que a reflexão proposta parte de um encontro entre regimesde conhecimento diversos, é necessário, simetricamente, enfrentar modalidadescientíficas de elaboração de verdade e autorização de saberes, buscandocompreender os efeitos produzidos nesse embate. As falas selecionadascomo leitmotiv têm no microscópio o elemento central e, consequentemente,concernem a uma heurística da visão no processo de conhecer. Desse modo,a discussão se concentra sobre a visão e a forma como ela se desdobra emambos os contextos de produção de conhecimento, caracterizando, assim,apenas um dos muitos modos de fundamentar e autorizar saberes.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista de Antropologia concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).