Celebraciones escolares y poéticas patrióticas: la dimensión performativa del Estado-Nación
DOI:
https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2012.59299Palavras-chave:
Performance, performatividad, Argentina, arte pública, subjetividade.Resumo
El presente trabajo examina un caso particular de los procesosde formación de las comunidades nacionales entre fines del siglo XIX y principiosdel siglo XX en América Latina. Específicamente, se consideran losprocesos de construcción del poder de rector de la educación nacional quefue adquiriendo el Consejo Nacional de Educación y del valor de la publicación“El Monitor de la Educación Común” a partir del análisis de un Censosobre los gustos musicales de los niños argentinos. El análisis de este censonos permitirá observar la dimensión performativa de los discursos yperformances estatales en la Argentina y así acercarnos a la formación de lassubjetividades patrióticas a través de prácticas artísticas.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista de Antropologia concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).