As vicissitudes da fama: os dons divinos e os pactos demoníacos entre os tocadores de viola de dez cordas do norte e noroeste mineiro
DOI:
https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2012.59308Palavras-chave:
Narrativa, reciprocidade, conflito, diabo, viola.Resumo
As narrativas sobre pactos demoníacos são importantes tópicosda vida social dos violeiros do norte e noroeste de Minas Gerais. Por umlado, elas apresentam, passo a passo, as regras de consecução dos pactos,apontando os lugares, os momentos e os objetos mais adequados à sua execução.Verdadeiras “receitas”, os relatos guardam todos os saberes relativosaos contatos com o diabo. Por outro lado, as narrativas também destacam ocaráter supostamente factual dos eventos. Para todos os efeitos, as históriastratariam de casos ocorridos com alguém, num lugar e numa época peculiares.Pretendo observar como as histórias de supostos pactários se articulampara construir a figura pública de um tocador. Meu argumento é o de que osrelatos são eventos responsáveis por engendrar um campo específico de disputasonde os violeiros e seus aliados se enfrentam em torno de reputações.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista de Antropologia concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).