O Norte, o Sul e suas clivagens: Produção de conhecimento e equidade de gênero Entrevista com Raewyn Connell
DOI:
https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2012.59315Resumo
Raewyn Connell – professora catedrática da Universidade de Sidney – éum dos nomes mais relevantes do quadro contemporâneo das ciênciassociais.Embora tenha realizado sua formação intelectual inteiramente naAustrália – BA em História e Psicologia pela Universidade de Melbourne(1966) e PhD em Ciência Política pela Universidade de Sidney(1970) – construiu uma carreira internacional bastante dinâmica. Possuipós-doutorado em sociologia pela Universidade de Chicago (1970)e foi professora visitante na Inglaterra, Canadá, Estados Unidos, Alemanhae África do Sul. Iniciou suas atividades docentes em 1967, tendoocupado posições de lecturer e professor de algumas das principaisuniversidades australianas. Desde 2004 é catedrática da Universidadede Sidney, baseada no Instituto de Educação e Serviço Social.Seus trabalhos ganharam notoriedade ao longo dos anos, o que fezcom que alguns se tornassem referências clássicas e inescapáveis, alémde figurarem entre os mais citados do mundo. Mas isso não fez deRaewyn um daqueles intelectuais que, vindos da periferia, sucumbem às luzes da rue d’Ulm, no Cinquième, ou da East 16th Street, emManhattan. Ao contrário, seu papel no contexto australiano é bastanteimportante. Orientou mais de 75 trabalhos (entre bacharelado, mestradoe doutorado),2 possui quatro de seus livros na lista dos dez mais influentesdas ciências sociais da Austrália e, em 2010, emprestou seu nome aum prêmio – Raewyn Connell Prize – oferecido a cada dois anos pelaAssociação Australiana de Sociologia para laurear o melhor livro de sociologiano país.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista de Antropologia concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).