Conexões internacionais na produção da etnografia de Nimuendajú
DOI:
https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2013.64495Palavras-chave:
Produção etnográfica, áreas culturais, áreas geográficas, fronteira antropológica, sistema de produtividade, patrimônio cultural.Resumo
Este trabalho focaliza a produção da etnografia Ticuna de Curt Nimuendajú. A análise abrange o exame de alinhamentos entre antropólogos, as instituições científicas e as agências filantrópicas que financiavam pesquisas etnográficas entre 1930 e 1945, cujo escopo passava pela redefinição de “áreas culturais” ou “áreas geográficas” pelo seu interesse estratégico. Em tempos de guerra, os índios na fronteira amazônica apareciam como símbolo da integração pan-americana em projetos conduzidos por Julian Steward na Smithsonian Institution. Além do sentido geopolítico, as terras indígenas na região tinham um caráter de “fronteira antropológica”. A fronteira cultural estava, embora indiretamente, associada à “fronteira econômica”, visto que a borracha nativa na floresta tropical amazônica passou a ser produto estratégico. Com base no exame de documentos depositados em diferentes arquivos do Brasil e dos Estados Unidos, o trabalho focaliza as interlocuções de antropólogos que participaram da avaliação do financiamento do trabalho de campo de Nimuendajú.Downloads
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