Valores cross-culturais de consumo para tecnologias inovadoras: preferência e usabilidade
Palavras-chave:
Inovação, Netnografia, Comportamento do Consumidor, Produtos Integrados.Resumo
O artigo apresenta uma análise sobre o comportamento do consumidor de inovações tecnologicas, a partir de uma abordagem qualitativa, focando consumidores de cinco países latino-americanos (Argentina, Chile, Colômbia, México e Brasil) como base referencial geográfica. O principio norteador da pesquisa foi avaliar quais fatores permeiam o processo de consumo e adoção de tecnologias inovadoras pelos consumidores presentes nos países pesquisados. Utilizou-se a netnografia como fundamento metodológico para coletar e analisar as informações extraídas dos comentários postados no cyber espaço. Foram comparadas as características e preferências de consumo e desejo dos consumidores, com o intuito de entender quais elementos estão envolvidos no processo de adoção de tecnologias inovadoras, realizando assim, uma pesquisa Cross-Cultural. Os resultados indicaram que para os seis tipos de consumidores encontrados nos cinco países pesquisados, os mesmos apresentam semelhanças com relação aos valores de consumo, apontando que nestes países, o comportamento de consumo dos usuários de tecnologias inovadoras não é afetado pela cultura da região.Downloads
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Publicado
2014-07-02
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Valores cross-culturais de consumo para tecnologias inovadoras: preferência e usabilidade. (2014). INMR - Innovation & Management Review, 11(2), 89-110. https://periodicos.usp.br/rai/article/view/100135