Valores cross-culturais de consumo para tecnologias inovadoras: preferência e usabilidade

Autores

  • Igor de Jesus Lobato Pompeu Gammarano
  • Emílio José Montero Arruda Filho Universidade da Amazônia-UNAMA

Palavras-chave:

Inovação, Netnografia, Comportamento do Consumidor, Produtos Integrados.

Resumo

O artigo apresenta uma análise sobre o comportamento do consumidor de inovações tecnologicas, a partir de uma abordagem qualitativa, focando consumidores de cinco países latino-americanos (Argentina, Chile, Colômbia, México e Brasil) como base referencial geográfica. O principio norteador da pesquisa foi avaliar quais fatores permeiam o processo de consumo e adoção de tecnologias inovadoras pelos consumidores presentes nos países pesquisados. Utilizou-se a netnografia como fundamento metodológico para coletar e analisar as informações extraídas dos comentários postados no cyber espaço. Foram comparadas as características e preferências de consumo e desejo dos consumidores, com o intuito de entender quais elementos estão envolvidos no processo de adoção de tecnologias inovadoras, realizando assim, uma pesquisa Cross-Cultural. Os resultados indicaram que para os seis tipos de consumidores encontrados nos cinco países pesquisados, os mesmos apresentam semelhanças com relação aos valores de consumo, apontando que nestes países, o comportamento de consumo dos usuários de tecnologias inovadoras não é afetado pela cultura da região.

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Biografia do Autor

  • Igor de Jesus Lobato Pompeu Gammarano
    Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade da Amazônia – UNAMA, Belém,PA – Brasil. Bolsista de Aperfeiçoamento da Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia - Fidesa e membro do Grupo de Pesquisa em Marketing Tecnológico da mesma instituição.
  • Emílio José Montero Arruda Filho, Universidade da Amazônia-UNAMA
    Doutor em Marketing para Estratégia de Empresas pela Università Degli Studi di Bergamo (Italy), Dezembro de 2008. Professor titular do programa de Mestrado em Administração da Universidade da Amazônia– UNAMA, Belém,PA – Brasil.

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Publicado

2014-07-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Valores cross-culturais de consumo para tecnologias inovadoras: preferência e usabilidade. (2014). INMR - Innovation & Management Review, 11(2), 89-110. https://periodicos.usp.br/rai/article/view/100135