DIFUSÃO DE INOVAÇÕES ENTRE ORGANIZAÇÕES: EVIDÊNCIAS DE UM ESTUDO NA CADEIA AUTOMOBILÍSTICA

Autores

  • Pedro Ferraz Andrade Augusto Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carlos Alberto Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Gestão da Inovação, Difusão de Inovações, Cadeias de Suprimentos, Indústria Automobilística

Resumo

Além do aumento da capacidade de inovação pelas empresas, deve haver também a preocupação em difundir as inovações ao longo das redes organizacionais, de forma a potencializar seus impactos no desempenho do sistema como um todo. Este trabalho objetivou analisar o processo de difusão de inovações em produtos entre os integrantes de uma cadeia de suprimentos da indústria automobilística. Buscou-se, por meio de um estudo de caso aprofundado envolvendo uma montadora e sete outras empresas de sua rede de fornecedores, descrever e esclarecer de que forma se dá o fenômeno da difusão de inovações entre os atores integrantes da cadeia de suprimentos analisada e quais são os aspectos relacionais e estruturais que influenciam esse processo. Concluiu-se que a construção de canais de comunicação efetivos para a ocorrência de fluxos de difusão dependerá da articulação entre os fatores intra e interorganizacionais, que determinarão a abertura dos demais integrantes em participar das práticas estabelecidas pela montadora para tal fim, as quais concentram os fluxos de difusão identificados, dada a posição central desta na cadeia. Apurou-se que esses canais, contudo, permanecem restritos ao alcance do grupo formado pelos fornecedores de primeiro nível, que demonstram possuir contextos organizacionais mais favoráveis à inovação e níveis mais elevados de integração com a montadora. Isso os coloca em um posicionamento privilegiado enquanto principais agentes do processo de introdução e disseminação de novas tecnologias no sistema.

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Biografia do Autor

  • Pedro Ferraz Andrade Augusto Santos, Universidade Federal de Minas Gerais
    Mestre em Mercadologia e Administração Estratégica da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
  • Carlos Alberto Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais
    Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG Professor da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

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Publicado

2015-09-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DIFUSÃO DE INOVAÇÕES ENTRE ORGANIZAÇÕES: EVIDÊNCIAS DE UM ESTUDO NA CADEIA AUTOMOBILÍSTICA. (2015). INMR - Innovation & Management Review, 12(3), 135-156. https://periodicos.usp.br/rai/article/view/101355