GAMERS INOVADORES E COMPROMETIDOS: RELAÇÕES ENTRE PERSONALIDADE DO CONSUMIDOR, SEU COMPROMETIMENTO COM A MARCA E SUA PROPENSÃO A COLABORAR EM PROCESSOS DE INOVAÇÃO
Palavras-chave:
Desenvolvimento de novos produtos, Cocriação, Comprometimento, Partial least squares, Mediação.Resumo
Pesquisadores e gestores têm se deparado com desafios para prever o envolvimento efetivo dos consumidores em processos de inovação, uma vez que participar destes processos implica certos custos de recurso e esforço da parte do consumidor. Nesta pesquisa, voltamos nossa atenção para antecedentes da propensão do consumidor a colaborar em processos de inovação com a organização. Primeiramente, testamos a relação direta da orientação para a inovação do consumidor e a propensão a colaborar nos processos de inovação. Subsequentemente, avaliamos se esta relação pode ser mediada pelo comprometimento com a marca. Realizamos uma survey com entusiastas de jogos da Blizzard Entertainment, Inc. e analisamos os dados por meio de equações estruturais. Evidenciamos que o comprometimento exerce uma mediação parcial no modelo.Downloads
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Publicado
2015-12-30
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
GAMERS INOVADORES E COMPROMETIDOS: RELAÇÕES ENTRE PERSONALIDADE DO CONSUMIDOR, SEU COMPROMETIMENTO COM A MARCA E SUA PROPENSÃO A COLABORAR EM PROCESSOS DE INOVAÇÃO. (2015). INMR - Innovation & Management Review, 12(4), 26-48. https://periodicos.usp.br/rai/article/view/101359