Khort: uma ideia original
Palavras-chave:
estratégia, empreendedorismo, análise da indústria, inovação, ação estratégica.Resumo
Conforme seu pedido de patente, o produto Khort é descrito como “um abridor de saches, que consiste de um corpo composto por uma chapa substancialmente plana única com pelo menos uma fenda, pelo qual um sache irá passar, e uma lâmina embutida na parte terminal da dita fenda, qual lâmina irá cortar o sache.” A partir dessa idéia original que foi desenvolvida em um produto inovador, o caso descreve as ações do inventor para fundar em 2009 uma empresa com a finalidade de explorar com vantagem competitiva a fabricação, comercialização e venda do produto. Além dos resultados promissores já obtidos com a empresa, o Khort foi exposto na Invention & New Product Exposition (INPEX), realizada nos EUA, e recebeu o prêmio de melhor invenção das Américas em 2010. Entretanto, o presidente da empresa agora se encontra diante de diversos dilemas. Como desenvolver os pontos fortes de seu negócio de modo a mantê-lo competitivo? Em que ritmo e direção a empresa deve crescer? Há no horizonte algum concorrente ou competidor que represente uma forte ameaça? Há alguma tendência mercadológica ou tecnológica que pode afetar seu negócio? Onde e como ele deve comprometer os recursos da empresa? O caso permite reflexões sobre empreendedorismo, inovação, análise da indústria e escolhas de ações estratégicas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2012-12-23
Edição
Seção
Caso de Ensino
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Como Citar
Khort: uma ideia original. (2012). INMR - Innovation & Management Review, 9(4), 265-286. https://periodicos.usp.br/rai/article/view/79298