A lealdade ao canal de comercialização e ao fornecedor nas compras em ambientes físico e online

Autores

  • Sandra Sayuri Yamashita Nagakawa
  • Maria Aparecida Gouvêa Universidade São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Departamento de Administração
  • Braulio Oliveira Fundação Educacional Inaciana - FEI

Palavras-chave:

Lealdade, Internet, E-commerce.

Resumo

O avanço do comércio eletrônico no Brasil aponta para uma tendência irreversível de desenvolvimento deste canal para a realização de compras. Em razão das suas peculiaridades, as estratégias de aumento da lealdade adotadas pelas empresas em ambiente físico podem requerer adaptações e até mesmo reconsiderações. Em razão disso, este estudo teve por objetivo identificar os aspectos mais valorizados para a lealdade ao fornecedor do ponto de vista dos leais e não leais aos canais (lojas físicas e virtuais) e aos fornecedores nos ambientes online e offline, e as variáveis que potencialmente mais influenciariam os comportamentos de adoção ou de continuidade de uso da Internet como canal de compras. Além da revisão do referencial teórico pertinente, foi realizada uma pesquisa de campo de natureza descritiva com tratamento quantitativo dos dados com compradores de livros, CDs e DVDs. Na etapa de análise dos dados foram usadas as seguintes técnicas: estatísticas descritivas, teste Qui-Quadrado e análise fatorial confirmatória. Dentre outros resultados, a pesquisa aponta que, independentemente do canal de compra, a maioria dos clientes não é leal ao fornecedor, mas que no canal físico predomina a lealdade a este ambiente, diferentemente do que ocorre no comércio eletrônico. Aponta, ainda, que enquanto os não leais ao canal físico valorizam a localização e a acessibilidade, os não leais ao canal online consideram a confiança na loja e sua reputação como fator preponderante para o desenvolvimento de lealdade. Os aspectos subjacentes à lealdade ao canal e ao fornecedor nas compras online e offline revelados neste estudo contribuem para a definição de estratégias para as empresas interessadas em estreitar o relacionamento com seus públicos-alvo e reforçar a sua retenção.

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Biografia do Autor

  • Sandra Sayuri Yamashita Nagakawa
    Doutora em Administração pela FEA/USP; Funcionária de Carreira do Banco Central do Brasil.
  • Maria Aparecida Gouvêa, Universidade São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Departamento de Administração
    Doutora e Livre-docente em Administração pela FEA/USP; Professora Associada do Departamento de Administração da Universidade São Paulo
  • Braulio Oliveira, Fundação Educacional Inaciana - FEI
    Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo – USP, Professor da Fundação Educacional Inaciana – FEI

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Publicado

2014-01-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A lealdade ao canal de comercialização e ao fornecedor nas compras em ambientes físico e online. (2014). INMR - Innovation & Management Review, 10(4), 06-37. https://periodicos.usp.br/rai/article/view/79342