A RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS VERDES E AS ESTRATÉGIAS AMBIENTAIS – O CASO DE UMA EMPRESA MULTINACIONAL DO SETOR DE PRODUTOS ELETROELETRÔNICOS
Palabras clave:
Sustentabilidade, Estratégias ambientais, Produtos verdes, Produtos sustentáveisResumen
O desenvolvimento de produtos verdes não pode ser considerado como uma prática isolada dentro das organizações, devendo ser devidamente suportado por estratégias ambientais definidas pela empresa. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo principal analisar as possíveis relações entre o desenvolvimento de produtos verdes e a adoção de estratégias ambientais, aprofundando a discussão realizada anteriormente por outros pesquisadores, por meio de um estudo de caso de uma empresa multinacional do setor de produtos eletroeletrônicos. A pesquisa se baseou em fontes de informação bibliográficas e documentais, utilizando técnicas de análise de conteúdo. Entre os principais resultados, constatou-se que a empresa avaliada possui um programa para o desenvolvimento de produtos verdes e que a análise de conteúdo indicou a adoção de pelo menos três distintas abordagens estratégicas ambientais: Eficiência Energética, Cadeia de Suprimento Verde e Ecoeficiência Material. Todavia, resultados em relação a estratégia de “Gestão Ambiental” divergiram do apontado nos estudos anteriores trazidos pela literatura internacional.Descargas
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Publicado
2015-01-10
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Artigos
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Cómo citar
A RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS VERDES E AS ESTRATÉGIAS AMBIENTAIS – O CASO DE UMA EMPRESA MULTINACIONAL DO SETOR DE PRODUTOS ELETROELETRÔNICOS. (2015). INMR - Innovation & Management Review, 11(4), 287-309. https://periodicos.usp.br/rai/article/view/110246