Tecnologia da realidade aumentada na propaganda: avaliação da eficácia com base em entendimento, risco e resposta afetiva
Palavras-chave:
Inovação, Propaganda, Realidade Aumentada.Resumo
A Realidade Virtual, técnica que permite a interação entre pessoas e computadores, tem tido sua interface melhorada avançando para a tecnologia da Realidade Aumentada (RA), que permite uma interação “usuário-ambiente” mais eficiente e rica. Este estudo questiona como os consumidores avaliam a eficácia da propaganda em ambiente de Realidade Aumentada tendo como base o seu entendimento, a resposta afetiva e risco de compra. O uso da tecnologia da Realidade Aumentada foi avaliado neste estudo quanto à sua eficácia em propaganda via internet, no intuito de descobrir o quão eficazmente este recurso é percebido, com base nas influências dos constructos sobre percepção de risco do consumidor em relação ao produto, resposta afetiva ao experimentar o recurso e entendimento geral da propaganda. Utilizou-se como base teórica os conhecimentos a respeito dos usos da Realidade Aumentada, além do resgate de pesquisas que envolvessem os quatro pilares teóricos do estudo: risco percebido, entendimento, resposta afetiva e eficácia da propaganda. Foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, predominantemente quantitativa, com aplicação de questionários com 261 respondentes, abordados de forma não probabilística. Os resultados demonstraram que com o uso da tecnologia da Realidade Aumentada, o entendimento da propaganda apresenta uma relação positiva e significativa estatisticamente com eficácia da propaganda. Da mesma forma que a resposta afetiva também está positivamente relacionada com a essa eficácia. Entretanto, o risco percebido apresenta relação negativa com a eficácia, confirmando as hipóteses testadas pela pesquisa e a literatura existente.Downloads
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Publicado
2013-10-01
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Tecnologia da realidade aumentada na propaganda: avaliação da eficácia com base em entendimento, risco e resposta afetiva. (2013). INMR - Innovation & Management Review, 10(3), 09-36. https://periodicos.usp.br/rai/article/view/79328