Formação de profissionais de Educação Física que atuam nos núcleos de apoio à saúde da família do Estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v32i4p647-654Resumo
O objetivo do presente estudo foi descrever aspectos relacionados à formação superior de profissionais de Educação Física (PEF) atuantes nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família do estado de São Paulo (NASF). Para tanto, se conduziu um inquérito transversal descritivo, por meio de entrevista estruturada via telefone, no qual foram coletados dados sobre a formação de 91 PEF vinculados aos NASF. Como resultados, observou-se que apenas 22% dos PEF tiveram contato com o tema “Saúde Pública/Saúde Coletiva” no curso de graduação (n = 20) e menos de 5% fizeram residência multiprofissional em saúde (n = 5). A maioria dos profissionais (61,5%, n = 56) discordou que teve formação adequada para atuar no SUS, e este percentual de discordância não teve grandes alterações segundo a faixa etária, tempo de conclusão de curso de graduação e se fez ou não curso de pós-graduação. Os dados apresentados mostram que os PEF atuantes nos NASF do estado de São Paulo relataram que tiveram uma formação distanciada daquela que se pretende para a atuação neste contexto. Reflexões e discussões sobre possíveis melhoras na formação do curso de graduação e de pós-graduação dos PEF para atuarem nos NASF devem ser fomentadas por gestores e professores que atuam nesta área.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo da revista, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC-BY)