Formação de profissionais de Educação Física que atuam nos núcleos de apoio à saúde da família do Estado de São Paulo

Autores/as

  • Alexandre Romero Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades, São Paulo, SP, Brasil
  • Paulo Henrique Guerra Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades, São Paulo, SP, Brasil
  • Alex Florindo Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades, São Paulo, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v32i4p647-654

Resumen

O objetivo do presente estudo foi descrever aspectos relacionados à formação superior de profissionais de Educação Física (PEF) atuantes nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família do estado de São Paulo (NASF). Para tanto, se conduziu um inquérito transversal descritivo, por meio de entrevista estruturada via telefone, no qual foram coletados dados sobre a formação de 91 PEF vinculados aos NASF. Como resultados, observou-se que apenas 22% dos PEF tiveram contato com o tema “Saúde Pública/Saúde Coletiva” no curso de graduação (n = 20) e menos de 5% fizeram residência multiprofissional em saúde (n = 5). A maioria dos profissionais (61,5%, n = 56) discordou que teve formação adequada para atuar no SUS, e este percentual de discordância não teve grandes alterações segundo a faixa etária, tempo de conclusão de curso de graduação e se fez ou não curso de pós-graduação. Os dados apresentados mostram que os PEF atuantes nos NASF do estado de São Paulo relataram que tiveram uma formação distanciada daquela que se pretende para a atuação neste contexto. Reflexões e discussões sobre possíveis melhoras na formação do curso de graduação e de pós-graduação dos PEF para atuarem nos NASF devem ser fomentadas por gestores e professores que atuam nesta área.

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Publicado

2018-12-12

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Romero, A., Guerra, P. H., & Florindo, A. (2018). Formação de profissionais de Educação Física que atuam nos núcleos de apoio à saúde da família do Estado de São Paulo. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 32(4), 647-654. https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v32i4p647-654