Currículo e formação de professores como garantia do acesso à educação pública
qualidade educacional em tempos de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.11606/1807-5509202000034nesp063Palavras-chave:
Acesso à Educação, Currículo, Tecnologias da Comunicação e Informação, Aprendizagem, COVID-19Resumo
Este artigo tem como objetivo relacionar o currículo como elemento fundamental da promoção da qualidade educacional, enfatizando sua implicação nos processos de formação dos estudantes da educação básica. Levanta indicadores que se relacionam com o acesso, a permanência e a aprendizagem, que proporcionem uma análise do contexto educacional de 2019 e 2020, sendo o último agravado no momento pandêmico do COVID-19 no Brasil. Propõem que o desenvolvimento das interações em torno da aprendizagem exigem uma reflexão sobre os currículos e uma compreensão sobre experiências que envolvam professores e alunos em torno do processo educacional a partir do seu contexto histórico e social e sobre as Tecnologias da Comunicação e Informação.
Downloads
Referências
Brasil. Plano Nacional de Educação: Lei 13.005/2014 [Internet]. Brasília, 2020 [citado 25 jun 2020]. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014.
Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar 2019 [Internet]. Brasília: INEP, 2020 [citado 25 jun 2020]. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/censo-escolar.
Organização Mundial da Saúde. Organização Pan-americana de Saúde. Orientações do Campus Virtual de Saúde Pública [Internet]. 2020 [citado 25 jun 2020]. Disponível: https://opascovid.campusvirtualsp.org/taxonomy/term/36.
Brasil, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, [Internet]. Brasília, 1996 [citado25 jun 2020]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.
Arroyo MG. Currículo, território em disputa. 5ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2013.
Macedo RS. Currículo: campo, conceito e pesquisa. 7a ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2017.
Macedo RS. A teoria etnoconstitutiva de currículo: teoria-ação e sistema curricular formacional. Curitiba: Editora CRV, 2016.
Lopes AC, Macedo E. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
Minayo MCS, Assis SG, Souza ER, organizadoras. Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2005.
Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - BNCC [Internet]. 2018. Brasília: MEC, 2018 [citado 27 jun 2020]. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base.
Brasil. Ministério da Educação. PNE em movimento [Internet]. Brasília: MEC, 2020 [citado 27 jun 2020]. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/.
Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Dados Abertos. Brasília: INEP, 2020 [citado 27 jun 2020]. Disponível em: http://inep.gov.br/web/guest/dados.
Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2014 [Internet]. Brasília: INEP, 2019 [citado 27 jun 2020]. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/sinopse-estatistica--da-educacao-basica.
Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2015 [Internet]. Brasília: INEP, 2019 [citado 27 jun 2020]. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/sinopse-estatistica--da-educacao-basica.
Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2016 [Intrnet]. Brasília: INEP, 2019 [citado 27 jun 2020]. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/sinopse-estatistica--da-educacao-basica.
Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2017 [Internet]. Brasília: INEP, 2019 [citado 27 jun 2020]. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/sinopse-estatistica-da-educacao-basica.
Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2018 [Internet]. Brasília: INEP, 2019 [citado 27 jun 2020]. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/sinopse-estatistica--da-educacao-basica.
Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2019 [Internet]. Brasília: INEP, 2019 [citado 27 jun 2020]. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/sinopse-estatistica--da-educacao-basica.
Brasil. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílios Contínua - PNAD contínua [Internet]. Brasília: IBGE, 2018 [citado 27 jun 2020]. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/multidominio/ciencia-tecnologia-e-inovacao/17270-pnad-continua.html?edicao=27138&t=resultados.
Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica. Versão da Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior. Resolução 02/2019 [Internet]. Brasília: MEC, 2020 [citado 27 jun 2020]. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Republicada-resolucao-CNE-CEB-002-2020-04-15.pdf.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Todo o conteúdo da revista, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC-BY)