Análises psicométricas das características psicológicas no desenvolvimento da excelência de jovens atletas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.2023e37181398Palavras-chave:
Atleta, Características psicológicas, Desenvolvimento de talentos, Validação transculturalResumo
O presente estudo objetivou validar o Questionário de Características Psicológicas no Desenvolvimento da Excelência para cultura brasileira, através das análises fatoriais exploratória e confirmatória bayesianas. Inicialmente, foi realizada a tradução conceitual e semântica do questionário, bem como entrevistas cognitivas. O questionário foi aplicado em duas amostras independentes (305 atletas e 495 atletas). A partir da análise fatorial exploratória bayesiana, foi possível observar evidências de uma estrutura composta por 5 fatores e 33 itens. Já a análise fatorial confirmatória bayesiana foi confirmada a evidências da estrutura de 5 fatores (resposta adversa a falha, visualização mental, preparação mental para performance, coping ativo e falta de autocontrole), entretanto com a presença de 24 itens. Verificou-se que para o contexto brasileiro, o questionário apresentou uma redução de itens provavelmente devido aos diferentes contextos da amostra e diferenças culturais em que o questionário foi inicialmente validado, bem como a utilização dos métodos bayesianos os quais são mais rigorosos na retenção dos itens. Portanto, é apresentado um questionário válido para o contexto brasileiro, podendo ser um grande aliado durante o processo de desenvolvimento de jovens atletas, contribuindo no incremento de habilidades e características psicológicas e oferecendo suporte aos treinadores neste processo.
Downloads
Referências
Brazo-Sayavera J, Olivares PR, Andronikos G, Martindale RJJ. Spanish version of the Talent Development Environment Questionnaire for sport: cultural adaptation and initial validation. PloS one. 2017;12(6):e0177721.
Collins D, Macanamara A. Talent development: a practitioner guide. Abingdon: Routledge; 2018.
Abbott A, Collins D. Eliminating the dichotomy between theory and practice in talent identification and development: considering the role of psychology. J Sports Sci. 2004;22(5):395-408.
Alexandrino RR. Programas de suporte à carreira de atletas no esporte de alto rendimento [dissertação]. São Paulo (SP):Universidade de São Paulo, Escola de Educação Física e Esporte; 2018.
Abbott A, Collins D. A theoretical and empirical analysis of a'state of the art'talent identification model. High Abil Stud. 2002;13(2):157-78.
Carvalho HM, Gonçalves CE, Collins D, Paes RR. Growth, functional capacities and motivation for achievement and competitiveness in youth basketball: an interdisciplinary approach. J Sports Sci. 2018;36(7):742-8.
MacNamara Á, Button A, Collins D. The role of psychological characteristics in facilitating the pathway to elite performance part 1: identifying mental skills and behaviors. Sport Psychol. 2010;24(1):52-73.
Macnamara A, Collins D. Do mental skills make champions? Examining the discriminant function of the psychological characteristics of developing excellence questionnaire. J Sports Sci. 2013;31(7):736-44.
Macnamara Á, Collins D. Development and initial validation of the Psychological Characteristics of Developing Excellence Questionnaire. J Sports Sci. 2011;29(12):1273-86.
Hill A, MacNamara Á, Collins D. Development and initial validation of the psychological characteristics of developing excellence questionnaire version 2 (PCDEQ2). Eur J Sport Sci. 2019;19(4):517-28.
MacNamara Á, Collins D. The role of psychological characteristics in managing the transition to university. Psychol Sport Exerc. 2010;11(5):353-62.
MacNamara Á, Button A, Collins D. The role of psychological characteristics in facilitating the pathway to elite performance part 2: examining environmental and stage-related differences in skills and behaviors. Sport Psychol. 2010;24(1):74-96.
Hill A, MacNamara Á, Collins D. Psychobehaviorally based features of effective talent development in rugby union: a coach’s perspective. Sport Psychol. 2015;29(3):201-12.
Van SR, Winter SD, Ryan O, Zondervan-Zwijnenburg M, Depaoli S. A systematic review of Bayesian articles in psychology: the last 25 years. Psychol Methods. 2017;22(2):217-39.
Can S, Van de Schoot R, Hox J. Collinear latent variables in multilevel confirmatory factor analysis: a comparison of maximum likelihood and bayesian estimations. Educ Psychol Meas. 2014;75(3):406-27.
Gil AC. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6a ed. São Paulo: Atlas; 2008.
Su CT, Parham LD. Generating a valid questionnaire translation for cross-cultural use. Am J Occup Ther. 2002;56(5):581-5.
Conti G, Frühwirth-Schnatter S, Heckman JJ, Piatek R. Bayesian exploratory factor analysis. J Econom. 2014;183(1):31-57.
R Core Team. R: A Language and Environment for Statistical Computing; 2018. Disponível em: http://www.R-project.org/2018.
Merkle EC, Rosseel Y. Blavaan: bayesian structural equation models via parameter expansion. J Stat Softw. 2018;85(4):30.
Gesbert V, Von Roten FC, Hauw D. validation of a french version of the psychological characteristics of developing excellence questionnaire (MacNamara & Collins, 2011 ): a situated approach to talent development. J Sports Sci Med. 2018;17(4):656-61.
Sagar SS, Lavallée D, Spray C. Why young elite athletes fear failure: consequences of failure. J Sports Sci. 2007;25:1171-84.
Weinberg RS, Gould D. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do exercício. 6a ed. Porto Alegre: Artmed; 2017.
Locke EA, Latham GP. Building a practically useful theory of goal setting and task motivation. A 35-year odyssey. Am Psychol. 2002;57(9):705-17.
Petlichkoff L. Self-regulation skills for children and adolescents. In: Weiss M, organizador. Developmental sport exercise psychology: A lifespan perspective. Morgantown: Fitness Information Technology; 2004. p. 269-88.
Aroni AL, Batista M, Rebustini F, Machado A, Gomes AR. Psicologia do desporto e exercício-abordagens acadêmicas de investigação. In: Petrica J, Mesquita H, Batista M, Mendes P, organizadores. O estresse e o coping no esporte. Idanha-a-Nova: Câmara Municipal de Idanha-a-Nova; 2019. p. 35-44.
Calderon J, Subotnik R, Knotek S, Rayhack K, Gorgia J. Focus on the Psychosocial Dimensions of Talent Development: An Important Potential Role for Consultee-Centered Consultants. J Educ Psychol Consult. 2007;17(4):347-67.
Schunk DH, Ertmer PA. Self-regulation and academic learning: Self-efficacy enhancing interventions. Handbook of self-regulation: Elsevier; 2000. p. 631-49.
Collins D, MacNamara A. The rocky road to the top: why talent needs trauma. Sports Med. 2012;42(11):907-14.
Collins DJ, Macnamara A. Making champs and super-champs-current views, contradictions, and future directions. Front. Psychol. 2017;8(823).
Cruz JFA, Viana MF. O treino das competências psicológicas e a preparação mental para a competição. In: Cruz JFA, editor. Manual de psicologia do desporto. Sistemas Humanos e Organizacionais, 1996. p. 533-565.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Todo o conteúdo da revista, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC-BY)