Efeitos da demonstração autocontrolada na aprendizagem de uma habilidade motora esportiva em crianças
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.2023e37190809Palavras-chave:
Aprendizagem Motora, Autonomia, Esportes, VoleibolResumo
Nas últimas décadas, uma série de estudos tem apontado benefícios da aprendizagem motora numa condição de prática autocontrolada. No entanto, poucos estudos investigaram os efeitos dessa condição manipulando-se o fornecimento de demonstrações. O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos da demonstração autocontrolada na aprendizagem da habilidade do serviço por baixo do voleibol em crianças. A amostra foi constituída de 24 voluntários, com idades compreendidas entre os 11 e 12 anos, distribuídos em um grupo com autocontrole de demonstração (n = 12), em que foi permitida a escolha sobre visualização de um vídeo de um modelo experiente realizando a habilidade motora antes das tentativas de prática; e um grupo externamente controlado (n = 12), que teve o fornecimento de demonstrações pareado às escolhas feitas pelo grupo com autocontrole. O estudo contou com três fases: o baseline, a aquisição e o teste de retenção realizado 72 horas após a fase de aquisição. Os resultados não revelaram diferença na precisão do serviço por baixo do voleibol em nenhuma fase do estudo. Em relação à solicitação de demonstrações, foi identificado que a frequência no 1º bloco de tentativas foi significativamente superior em relação ao 2º, 3º e 4º blocos. Conclui-se que a demonstração autocontrolada não beneficiou a aprendizagem do serviço por baixo do voleibol em crianças.
Downloads
Referências
Meaney KS, Griffin LK, Hart MA. The effect of model similarity on girls’ motor performance. J Teaching Phys Education. 2005;24(2):165-78.
Ste-Marie DM, Law B, Rymal AM, et al. Observation interventions for motor skill learning and performance: an applied model for the use of observation. Int Rev Sport Exerc Psychol. 2012;5(2):145-76.
Ste-Marie DM, Lelievre N, Germain L. Revisiting the applied model for the use of observation: a review of articles spanning 2011-2018. Res Q Exerc Sport. 2020;91(4):594-617.
Tani G, Bruzi A, Bastos FH, et al. O estudo da demonstração em aprendizagem motora: estado da arte, desafios e perspectivas. Rev bras cineantropom desempenho hum. 2011;13:392-403.
McKay B, Yantha ZD, Hussien J, et al. Meta-Analytic findings in the self-controlled motor learning literature: Underpowered, biased, and lacking evidential value. PsyArXiv; 2021.
Sanli EA, Patterson JT, Bray SR, et al. Understanding self-controlled motor learning protocols through the self-determination theory. Front Psychol. 2013;3:611.
Wulf G. Self-controlled practice enhances motor learning: implications for physiotherapy. Physiother. 2007;93(2):96-101.
Bund A, Wiemeyer J. Self-controlled learning of a complex motor skill: Effects of the learner's preferences on performance and self-efficacy. J Hum Mov Stud. 2004;47:215-36.
Wrisberg CA, Pein RL. Note on learners' control of the frequency of model presentation during skill acquisition. Percept Mot Skills. 2002;94(3):792-94.
Wulf G, Raupach M, Pfeiffer F. Self-controlled observational practice enhances learning. Res Q Exerc Sport. 2005;76(1):107-11.
Jimenez-Diaz J, Chaves-Castro K, Morera-Castro M. Effect of self-controlled and regulated feedback on motor skill performance and learning: A meta-analytic study. J Mot Behav. 2021;53(3):385-98.
Fagundes J, Chen DD, Laguna P. Self-control and frequency of model presentation: Effects on learning a ballet passé relevé. Hum Mov Sci. 2013;32(4):847-56.
Lemos A, Wulf G, Lewthwaite R, et al. "Autonomy support enhances performance expectancies, positive affect, and motor learning. Psychol Sport Exerc. 2017;31:28-34.
McCullagh P, Weiss MR. Modeling: Considerations for motor skill performance and psychological responses. In: Singer RN, Hausenblas HA, Janelle CM, organizadores. Handbook of sport psychology. New York: Wiley. 2001. p. 205-38.
Weiss MR, Klint KA. “Show and tell” in the gymnasium: An investigation of developmental differences in modeling and verbal rehearsal of motor skills. Res Q Exerc Sport. 1987;58(3):234-41.
Weiss MR, Ebbeck V, Rose DJ. “Show and tell” in the gymnasium revisited: Developmental differences in modeling and verbal rehearsal effects on motor skill learning and performance. Res Q Exerc Sport. 1992;63(3):292-301.
Thomas JR. Acquisition of motor skills: Information processing differences between children and adults. Res Q Exerc Sport. 1980;51(1):158-73.
American association for health, physical education, recreation and dance. Skills test manual: volleyball for boys and girls. Washington: AAHPERD; 1969.
Neville W. Coaching volleyball successfully: United States Volleyball Association. Champaign: Human Kinetics; 1990.
Field A. Descobrindo a estatística usando o SPSS-5. Penso Editora; 2009.
Chiviacowsky S, Neves C, Locatelli L, et al. Aprendizagem motora em crianças: efeitos da freqüência autocontrolada de conhecimento de resultados. Rev Bras Ciências Esporte. 2005;26(3):177-90.
Gonçalves WR, Ugrinowitsch H, Fonseca FS, et al. Efeitos do conhecimento de performance visual em uma frequência autocontrolada na aprendizagem de uma habilidade esportiva. Rev Educ Fís. 2011;22(2):229-38.
Lee TD, Stephan PS, Deborah JS. Cognitive effort and motor learning. Quest. 1994;46(3):328-44.
Lee TD, Schmidt RA. Motor learning and memory. In: Roediger HL, organizador. Cognitive Psychology of Memory. Oxford: Elsevier; 2008. p. 645-62.
Drews R, Pacheco MM, Bastos FH, et al. Effects of normative feedback on motor learning are dependent on the frequency of knowledge of results. Psychol Sport Exerc. 2021;55:101950.
Bruzi AT. Efeitos da demonstração autocontrolada na aprendizagem Motora [tese]. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo, Escola de Educação Física e Esporte; 2013.
Magill RA. Aprendizagem Motora: Conceitos e Aplicações. São Paulo: Editora Blucher; 2000.
Bandura A. Social foundation of thought and action: A social cognitive theory. Prentice-Hall; 1986.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Todo o conteúdo da revista, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC-BY)