Relação entre o desempenho motor e autopercepção de competência de crianças surdas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.2023e37196975Palavras-chave:
Educação Física, Habilidades motoras, Surdez, AutopercepçãoResumo
Os objetivos deste estudo foram investigar o nível de desempenho motor e autopercepção de crianças Surdas e ouvintes e verificar a relação entre essas variáveis. Participaram do estudo 20 crianças, subdivididas em dois grupos: ouvintes (n=12) e surdez (n=8). Para avaliar o desempenho motor das crianças, foi utilizado o Teste de desenvolvimento motor Grosso – segunda edição (TGMD-2). Para avaliar a autopercepção de competência foi aplicado a Escala pictórica de percepção de competência e aceitação social para crianças. A análise foi realizada por meio de testes paramétricos quando os dados apresentaram normalidade e testes não-paramétricos quando os pressupostos não foram aceitos. Adotou-se um nível de significância de p<0,05. Os resultados demonstraram diferenças significativas somente entre a autopercepção de competência motora, sendo que, as crianças Surdas demonstraram melhor percepção deste constructo quando comparado aos ouvintes. As demais subescalas de autopercepção e o desempenho motor não demonstraram diferenças entre os grupos. Não foram verificadas relações entre as variáveis para nenhum dos grupos. Esses resultados sugerem que as crianças Surdas participantes apresentam desempenho motor e autopercepção semelhantes a seus pares ouvintes. Além disso, a autopercepção não demonstrou ser um fator relacionado ao desempenho motor das crianças deste estudo.
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