Relação entre o desempenho motor e autopercepção de competência de crianças surdas

Autores

  • Josiane Medina-Papst Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Educação Física, Londrina, PR, Brasil.
  • Laísla Camila da Silva Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte, São Paulo, SP, Brasil.
  • Dalberto Luiz De Santo Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Estudos do Movimento Humano, Londrina, PR, Brasil.
  • Mariane Peixoto Almeida Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Educação Física, Londrina, PR, Brasil.
  • Rafaela Zortéa Fernandes Costa Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte, São Paulo, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.2023e37196975

Palavras-chave:

Educação Física, Habilidades motoras, Surdez, Autopercepção

Resumo

Os objetivos deste estudo foram investigar o nível de desempenho motor e autopercepção de crianças Surdas e ouvintes e verificar a relação entre essas variáveis. Participaram do estudo 20 crianças, subdivididas em dois grupos: ouvintes (n=12) e surdez (n=8). Para avaliar o desempenho motor das crianças, foi utilizado o Teste de desenvolvimento motor Grosso – segunda edição (TGMD-2). Para avaliar a autopercepção de competência foi aplicado a Escala pictórica de percepção de competência e aceitação social para crianças. A análise foi realizada por meio de testes paramétricos quando os dados apresentaram normalidade e testes não-paramétricos quando os pressupostos não foram aceitos. Adotou-se um nível de significância de p<0,05. Os resultados demonstraram diferenças significativas somente entre a autopercepção de competência motora, sendo que, as crianças Surdas demonstraram melhor percepção deste constructo quando comparado aos ouvintes. As demais subescalas de autopercepção e o desempenho motor não demonstraram diferenças entre os grupos. Não foram verificadas relações entre as variáveis para nenhum dos grupos. Esses resultados sugerem que as crianças Surdas participantes apresentam desempenho motor e autopercepção semelhantes a seus pares ouvintes. Além disso, a autopercepção não demonstrou ser um fator relacionado ao desempenho motor das crianças deste estudo.

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Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Medina-Papst, J., Silva, L. C. da, De Santo, D. L., Almeida, M. P., & Costa, R. Z. F. (2023). Relação entre o desempenho motor e autopercepção de competência de crianças surdas. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 37, e37196975. https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.2023e37196975