Efeitos do game Kinect Sports sobre a transferência de aprendizagem motora

Autores/as

  • César Augusto Otero Vaghetti Universidade Federal de Pelotas. Escola Superior de Educação Física, Pelotas, RS, Brasil.
  • Vagner Eduardo Hirschfeld Franco Universidade Federal de Pelotas. Escola Superior de Educação Física, Pelotas, RS, Brasil.
  • Renato Sobral Monteiro-Junior Universidade Estadual de Montes Claros. Departamento Educação Física, Montes Claros, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.2023e37191660

Palabras clave:

Realidade virtual, Transferência de experiência, Ciberaprendizagem, Jogos de vídeo

Resumen

Existem evidências na literatura que o treinamento em ambiente virtual pode melhorar a habilidade motora no desempenho de determinadas tarefas. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa foi investigar a influência da prática de Exergames por meio do tênis de mesa virtual, Table Tennis no game Kinect Sports, sobre a transferência de aprendizagem para o Tênis de mesa. Participaram da pesquisa 28 sujeitos, idade média de 21,9 ± 1,9 anos. Foi utilizado um console Xbox 360 com sensor Kinect e o game Kinect Sports na modalidade Table Tennis, um projetor, marca Epson, bolas, mesa e raquetes de tênis de mesa, e alvos de EVA. Foi utilizado o teste adaptado de Massigli, a qual exige que o sujeito avaliado execute movimentos de rebatida com a raquete de tênis de mesa tentando acertar alvos pré-selecionados na metade oposta da mesa. Foram realizadas três sessões de treinamento com game, separados por um intervalo de 24 horas, durante uma hora. O teste foi realizado em dois momentos: antes e depois da intervenção em ambos os grupos. Para análise estatística foi realizado o teste t student sobre o delta ∆ (valor do pós-teste subtraído do valor do pré-teste), para identificar possível efeito da intervenção. O delta dos desfechos analisados apresentou diferença estatisticamente significativa entre os grupos com p = 0,006, o grupo que praticou o tênis de mesa em ambiente virtual melhorou a performance no teste em relação ao grupo que não realizou a intervenção. Pode-se concluir que indivíduos adultos jovens podem melhorar as tarefas motoras no jogo tênis de mesa por meio do treinamento em ambiente virtual no game Kinect Sports, do console Xbox 360.

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Publicado

2023-12-30

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Vaghetti, C. A. O., Franco, V. E. H., & Monteiro-Junior, R. S. (2023). Efeitos do game Kinect Sports sobre a transferência de aprendizagem motora. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 37, e37191660. https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.2023e37191660