COVID-19 e atividade física: aumento da inatividade entre estudantes universitários e impactos na saúde
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.2023e37194164Palabras clave:
Comportamento sedentário, Estudantes de Ciências da Saúde, Exercício físicoResumen
Este estudo objetivou analisar a ocorrência e fatores associados com inatividade física entre estudantes universitários de áreas de saúde durante as medidas restritivas da pandemia de COVID-19. Este estudo transversal incluiu estudantes universitários de áreas da saúde da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e Universidade Católica de Santa Catarina (Católica SC). Os dados foram coletados utilizando um questionário online auto-aplicado com questões demográficas e de saúde, incluindo o International Physical Activity Questionnaire Short (IPAQ Short) para atividade física. Foram considerados “ativos” os estudantes que praticaram atividade física ao menos moderada por ao menos 5 dias por semana por ao menos 30 minutos; “insuficientemente ativos” aqueles que não alcançaram essa recomendação; e “inativos” os que não praticaram nenhuma atividade física. Fatores associados com inatividade física foram calculados utilizando regressão de Poisson com ajuste robusto de variância estratificado por sexo. Um total de 656 estudantes participaram do estudo. A prevalência de inatividade física foi de 54,6%. Os fatores significativos foram sexo feminine, idade mais avançada, estudar psicologia, tempo em distanciamento social e qualidade da alimentação. Entre os estudantes que reportaram praticar atividade física (45,4%), a maioria foi considerada “insuficientemente ativa” (70,2%). Caminhar/corer foi a atividade física mais prevalente (57%), seguida de alongamento (46,3%) e exercícios com pesos (39,6%). Inatividade física foi prevalente entre estudantes da saúde, com maior risco entre mulheres, com mais idade, estudantes de psicologia e com alimentação de menor qualidade.
Descargas
Referencias
Akram M, Ghous M, Tariq I, Khan H, Paracha M, Hussain B. The association between physical activity with cognitive and cardiovascular deconditioning in age related decline of college students. J Pak Med Assoc. 2018; 68(12): 1755-8.
Arigo D, Rohde P, Shaw H, Stice E. Psychosocial predictors of physical activity change among college students in an obesity prevention trial. J Phys Act Health. 2017;14(7):513-9.
Fisher JJ, Kaitelidou D, Samoutis G. Happiness and physical activity levels of first year medical students studying in Cyprus: a cross-sectional survey. BMC Med Educ. 2019; 19(1):475.
Brasil. Guia de atividade física para a população brasileira. 1st ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2021. p. 54.
WHO. Global action plan on physical activity 2018–2030: more active people for a healthier world. Geneva: World Health Organization; 2018. p. 101.
Neves AW, Santana MG, Silva KH, Passos GS. Efeito da (in)atividade física nas queixas de insônia, humor e qualidade de vida de pacientes com hipertensão arterial. Rev Bras Educ Fís Esporte. 2020; 34(3):385-93.
Jesus CF, Oliveira RR, Badaró AC, Ferreira EF. Nível de atividade física de estudantes da área da saúde de uma instituição superior particular de Ubá-MG. Rev Bras Prescr Fisiol Exerc. 2017;11(68):565-73.
Mendes MLM, Silva FR, Messia CMBO, Carvalho PGS, Silva TFA. Hábitos alimentares e atividade física de universitários da área de saúde do município de Petrolina-PE. Tempus – Actas de Saúde Coletiva. 2016;10(2): 205-217.
El Ansari W, Berg-Beckhoff G. Country and gender-specific achievement of healthy nutrition and physical activity guidelines: latent class analysis of 6266 university students in Egypt, Libya, and Palestine. Nutrients. 2017; 9(7):E738.
WHO. Director-General’s opening remarks at the media briefing on COVID-19. 2020.
Bertrand L, Shaw KA, Ko J, Deprez D, Chilibeck PD, Zello GA. The impact of the coronavirus disease 2019 (COVID-19) pandemic on university students’ dietary intake, physical activity, and sedentary behaviour. Appl Physiol Nutr Metab. 2021; 46(3):265-72.
Brooks SK, Webster RK, Smith LE, Woodland L, Wessely S, Greenberg N, et al. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. Lancet. 2020; 395(10227):912-20.
Silva LLS, Lima AFR, Polli DA, Razia PFS, Pavão LFA, Cavalcanti MAFH, et al. Social distancing measures in the fight against COVID-19 in Brazil: description and epidemiological analysis by state. Cad Saude Publica. 2020; 36(9): e00185020.
Deng CH, Wang JQ, Zhu LM, Liu HW, Guo Y, Peng XH, et al. Association of web-based physical education with mental health of college students in wuhan during the COVID-19 outbreak: cross-sectional survey study. J Med Internet Res. 2020;22(10):e21301.
Rodríguez-Larrad A, Mañas A, Labayen I, González-Gross M, Espin A, Aznar S, et al. Impact of COVID-19 confinement on physical activity and sedentary behaviour in Spanish university students: role of gender. Int J Environ Res Public Health. 2021;18(2):E369.
Matsudo S, Araújo T, Matsudo V, Andrade D, Andrade E, Oliveira LC, et al. Questionário Internacional De Atividade Física (IPAQ): estudo de validade e reprodutibilidade no Brasil. Rev Bras Ativ Fís Saúde. 2001;6(2):5-18.
Neto JCS, Oliveira FMC, Catunda PPJ, Martins LM, Rocha AM. Processos de plasticidades na aprendizagem do cérebro humano e sua relação com atividade física. Rev Motri Saúde. 2019;1(1).
Moreira MM, Ikegami EM, Mesquita IMR, Amaro EA, Pena VV, Meneguci J, et al. Impacto da inatividade física nos custos de internações hospitalares para doenças crônicas no Sistema Único de Saúde. Arquivos de Ciências do Esporte. 2017; 5(1):16-9.
Hammami A, Harrabi B, Mohr M, Krustrup P. Physical activity and coronavirus disease 2019 (COVID-19): specific recommendations for home-based physical training. Managing Sport and Leisure. 2020; 0(0):1-6.
Peçanha T, Goessler KF, Roschel H, Gualano B. Social isolation during the COVID-19 pandemic can increase physical inactivity and the global burden of cardiovascular disease. Am J Physiol Heart Circ Physiol. 2020; 318(6):H1441-6.
Souza Filho BAB, Tritany ÉF. COVID-19: importância das novas tecnologias para a prática de atividades físicas como estratégia de saúde pública. Cad Saúde Pública. 2020; 36(5):e00054420.
Alberti A, Soares BH, Grigollo LR, Pasqualotti A, Traebert E, Comim CM, et al. Prática de atividade física em tempos de pandemia do novo COVID-19: seus benefícios e cuidados: Körperliche Aktivität und COVID-19. Rev Bras Educ Fís Esporte. 2021; 35(2):375-80.
Ammar A, Brach M, Trabelsi K, Chtourou H, Boukhris O, Masmoudi L, et al. Effects of COVID-19 home confinement on eating behaviour and physical activity: results of the ECLB-COVID19 international online survey. Nutrients. 2020; 12(6):E1583.
Gallo LA, Gallo TF, Young SL, Moritz KM, Akison LK. The impact of isolation measures due to COVID-19 on energy intake and physical activity levels in Australian university students. Nutrients. 2020; 12(6):E1865.
Gallè F, Sabella EA, Ferracuti S, Giglio O, Caggiano G, Protano C, et al. Sedentary behaviors and physical activity of Italian undergraduate students during lockdown at the time of COVID-19 pandemic. Int J Environ Res Public Health. 2020; 17(17):E6171.
Fernández-Verdejo R, Suárez-Reyes M. Inactividad física versus sedentarismo: análisis de la Encuesta Nacional de Salud de Chile 2016-2017. Rev Méd Chile. 2021; 149(1):103-9.
Silva DRP, Werneck AO, Malta DC, Souza Júnior PRB, Azevedo LO, Barros MBA, et al. Changes in the prevalence of physical inactivity and sedentary behavior during COVID-19 pandemic: a survey with 39,693 Brazilian adults. Cad Saude Publica. 2021; 37(3): e00221920.
Romero-Blanco C, Rodríguez-Almagro J, Onieva-Zafra MD, Parra-Fernández ML, Prado-Laguna MDC, Hernández-Martínez A. Physical activity and sedentary lifestyle in university students: changes during confinement due to the COVID-19 pandemic. Int J Environ Res Public Health. 2020; 17(18):E6567.
Bashir TF, Hassan S, Maqsood A, Khan ZA, Issrani R, Ahmed N, et al. The psychological impact analysis of novel COVID-19 pandemic in health sciences students: a global survey. Eur J Dent. 2020; 14(1): S91-6.
Courtier N, Brown P, Mundy L, Pope E, Chivers E, Williamson K. Expectations of therapeutic radiography students in Wales about transitioning to practice during the Covid-19 pandemic as registrants on the HCPC temporary register. Radiography (Lond). 2021; 27(2):316-21.
Eweida RS, Rashwan ZI, Desoky GM, Khonji LM. Mental strain and changes in psychological health hub among intern-nursing students at pediatric and medical-surgical units amid ambience of COVID-19 pandemic: a comprehensive survey. Nurse Educ Pract. 2020; 49:102915.
Bull FC, Al-Ansari SS, Biddle S, Borodulin K, Buman MP, Cardon G, et al. World Health Organization 2020 guidelines on physical activity and sedentary behaviour. Br J Sports Med. 2020; 54(24):1451-62.
Zhang Y, Zhang H, Ma X, Di Q. Mental health problems during the COVID-19 pandemics and the mitigation effects of exercise: a longitudinal study of college students in China. Int J Environ Res Public Health. 2020; 17(10): E3722.
Graupensperger S, Jaffe AE, Fleming CNB, Kilmer JR, Lee CM, Larimer ME. Changes in college student alcohol use during the COVID-19 pandemic: are perceived drinking norms still relevant? emerging adulthood. 2021; 9(5):531-40.
Jaffe AE, Kumar SA, Ramirez JJ, DiLillo D. Is the COVID-19 pandemic a high-risk period for college student alcohol use? A comparison of three spring semesters. Alcoholism: clinical and experimental r esearch. 2021; 45(4):854-63.
Coakley KE, Lardier DT, Holladay KR, Amorim FT, Mechler H, Zuhl MN. Mental health severity is associated with increases in alcohol consumption in young adult students during the COVID-19 pandemic. Alcoholism Treatment Quarterly. 2021; 39(3):328-41.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Todo o conteúdo da revista, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC-BY)