Saberes, contextos e situações de aprendizagens significativas na formação de treinadoras de Ginástica Rítmica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.2023e37nesp215407Palabras clave:
Ginástica, Formação profissional, Treinamento esportivo, ConhecimentoResumen
O presente artigo tem como objetivo elencar os saberes considerados importantes por experts de Ginástica Rítmica (GR) para a atuação de treinadoras da modalidade, bem como evidenciar sua articulação com os contextos e situações de aprendizagem. Caracteriza-se como um estudo descritivo de caráter qualitativo e contou com a participação de seis experts da área atuantes em diferentes espaços da GR (treinadoras de seleções nacionais, árbitros internacionais e pesquisadores da área). Utilizou-se como instrumento de pesquisa uma entrevista semiestruturada, elaborada com base em três eixos investigativos, sendo eles: os saberes, os contextos e as situações de aprendizagem. Verificou-se que os saberes adquiridos na experiência que se refletem no fazer prático cotidiano da profissão são prioritários para a formação e intervenção de treinadoras de GR. Eles são assimilados nos contextos não formais e informais de aprendizagem e têm utilização imediata, mas precisam ser empregados de forma criativa e inovadora, além de demandar a necessidade de aprofundar os conhecimentos disciplinares. As situações não mediadas e internas assumem maior expressividade, porém, devem estar articuladas a posturas críticas e reflexivas sobre a atuação. Foi apontada, pelas experts, a necessidade de um curso formativo com certificação que assuma uma identidade da realidade brasileira para o treinamento em ginásticas esportivas.
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