Desempenho coordenativo de crianças: construção de cartas percentílicas baseadas no método LMS de Cole e Green
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1807-55092013005000004Palabras clave:
Coordenação Motora, Cartas de referência, KTKResumen
Os propósitos do estudo foram: 1) apresentar valores de referência percentílica às quatro provas da bateria de testes KTK; 2) comparar o desempenho coordenativo entre crianças vouzelenses e de outros estudos do país e exterior; e 3) apresentar pseudo-curvas de velocidade para cada prova. Foram avaliadas 811 crianças com idades entre os seis e os 10 anos. O desempenho coordenativo foi estimado por meio da bateria KTK. Cartas percentílicas e pseudo-curvas de velocidade foram construídas com base no método LMS, implementado no "software" LMSchartmarker Pro versão 2.54. Os valores de referência percentílicas expressam forte variabilidade interindividual do desempenho coordenativo. Em geral, os valores médios vouzelenses são inferiores aos belgas e alemães. O comportamento do percentil 50 das quatro provas do KTK é similar entre Vouzela, Peru e Açores. As pseudo-curvas de velocidade sugerem especificidade em cada prova e sexo, bem como diminuição dos ganhos coordenativos ao longo da idade.Descargas
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Publicado
2013-03-01
Número
Sección
Biodinâmica
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Cómo citar
Chaves, R. N. de, Tani, G., Souza, M. C. de, Baxter-Jones, A., & Maia, J. (2013). Desempenho coordenativo de crianças: construção de cartas percentílicas baseadas no método LMS de Cole e Green . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 27(1), 25-42. https://doi.org/10.1590/S1807-55092013005000004