Apresentação da prática de investigação científica envolvendo distúrbios osteometabólicos para alunos do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v11isupl.p20-29Palabras clave:
Investigação Científica. Escolas. Distúrbios Osteometabólicos.Resumen
A ciência é a aquisição de conhecimento sobre a natureza e as atividades humanas. A prática da pesquisa por alunos do ensino médio é um recurso educativo dinâmico e efetivo pautado na investigação. O objetivo do trabalho foi aproximar esses alunos da pesquisa e despertar o espírito investigativo através do conhecimento de metodologias para o estudo de distúrbios osteometabólicos e as aplicações deles na vida da população, compartilhando o conhecimento na forma de atividade de extensão. Escolas de Ribeirão Preto-SP foram convidadas para visitarem o Laboratório de Análises Morfológicas da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto e o Laboratório de Bioengenharia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Quarenta alunos conheceram a infraestrutura desses laboratórios, manusearam equipamentos, aprenderam sobre as etapas das pesquisas e os aspectos éticos associados ao uso de animais. O trabalho foi parabenizado pelo intercâmbio com os alunos e pelas explicações simples e claras, mesmo se tratando de questões técnicas da bioengenharia e das ciências da saúde. Os alunos relataram que gostaram da visita por manusearem os equipamentos e verem como funciona a investigação científica. A visita funcionou como mecanismo de fortalecimento do elo entre a universidade e a sociedade ao mostrar que a investigação científica é agente transformador da realidade social.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-09-16
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação e de tradução, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Cómo citar
Apresentação da prática de investigação científica envolvendo distúrbios osteometabólicos para alunos do ensino médio. (2014). Revista De Cultura E Extensão USP, 11(supl.), 20-29. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v11isupl.p20-29