Mudança nas regras e rotinas da contabilidade gerencial em operações de fusão e aquisição
DOI:
https://doi.org/10.1590/1808-057x20211479.enPalabras clave:
contabilidade gerencial, fusão e aquisição, sistema de avaliação de desempenho, institucionalizaçãoResumen
O objetivo da pesquisa é compreender o processo de mudança nas regras e rotinas da contabilidade gerencial em operações de fusão e aquisição. O caso traz evidências empíricas sobre o contexto de pós-aquisição e o processo de mudança da contabilidade gerencial nas empresas adquiridas, considerando que a empresa adquirente tende a interferir por meio da introdução coercitiva de novos sistemas de controle gerencial. A pesquisa acrescenta evidências empíricas sobre o papel de princípios organizacionais estabelecidos pela adquirente no processo de mudança de regras e rotinas em uma empresa adquirida. A mudança da contabilidade gerencial é um processo complexo que envolve a interação de elementos internos e externos das organizações para promover a eficácia organizacional. As evidências da pesquisa corroboram a literatura ao constatar que a mudança da contabilidade gerencial é motivada pela busca de eficiência econômica nas empresas adquiridas. Entretanto, o sucesso da mudança de regras e rotinas é dependente de diversos elementos institucionais que envolvem as organizações, como a natureza coercitiva da mudança impulsionada pelos novos proprietários. A pesquisa é de natureza descritiva, com abordagem qualitativa por meio do método de estudo de caso em uma empresa de revestimentos cerâmicos que passou pela operação de aquisição. A operação de aquisição trouxe nova filosofia de otimização de desempenho individual que impulsionou a institucionalização do sistema de avaliação de desempenho na empresa adquirida. O novo sistema se configurou como artefato formal de contabilidade gerencial com foco no indivíduo. Os resultados contribuem para organizações, gestores e consultores que desejam implantar artefatos de contabilidade gerencial em empresas adquiridas ao evidenciar elementos relevantes dos campos institucional e da ação para o processo de mudança da contabilidade gerencial.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Contabilidade & Finanças
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O conteúdo do(s) artigo(s) publicados na RC&F são de inteira responsabilidade do(s) autores, inclusive quanto a veracidade, atualização e precisão dos dados e informações. Os autores cedem, antecipadamente, os direitos autorais à Revista, que adota o sistema CC-BY de licença Creative Commons. Leia mais em: https://creativecommons.org/licenses/.
A RC&F não cobra taxa para a submissão de artigos. A submissão de artigo(s) à RC&F implica na autorização do(s) autor(es) para sua publicação, sem pagamento de direitos autorais.
A submissão de artigos autoriza a RC&F a adequar o texto do(s) artigo(s) a seus formatos de publicação e, se necessário, efetuar alterações ortográficas, gramaticais e normativas.