Análise da relação entre características das empresas e os key audit matters divulgados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1808-057x201909040

Palavras-chave:

key audit matters, determinantes da opinião auditoria, relatório auditor

Resumo

objetivo geral deste estudo é analisar se as particularidades das empresas auditadas influenciam o volume de key audit matters (KAMs). Como objetivos específicos, pretende-se identificar o número de KAMs divulgado pelas empresas brasileiras e analisar os principais fatores associados à sua divulgação. O estudo pretende contribuir para uma área de investigação ainda escassa que analisa os fatores que afetam a divulgação das KAMs e que, por isso, torna os relatórios dos auditores mais individualizados. Este estudo contribui para a compreensão dos principais assuntos de auditoria nas empresas brasileiras considerados relevantes pelos auditores, proporcionando evidência sobre fatores associados à sua divulgação. Este estudo é relevante para os organismos emissores de normas de auditoria e para os usuários da informação financeira. Para os emissores de normas de auditoria, este estudo é relevante porque identifica os fatores associados à divulgação das KAMs, permitindo confirmar que o novo modelo de relatório de auditoria contribuiu para sua despadronização. Finalmente, para os usuários da informação financeira, este estudo demonstra que a divulgação das KAM varia de empresa para empresa, contribuindo para a maior transparência do relatório de auditoria. Coletaram-se informações dos Relatórios de Auditoria e das Demonstrações Financeiras Consolidadas das 447 empresas brasileiras cotadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBOVESPA) relativas a 31 de dezembro de 2016, aplicando-se a regressão ordinary least squares (OLS) ao modelo definido. Os resultados evidenciam relação positiva entre o número de KAMs divulgadas e o auditor ser uma Big 4 e a complexidade da empresa auditada. Já os honorários e a opinião do auditor ser modificada demonstram relação negativa com o número de KAM. O artigo é relevante para as empresas, auditores e órgãos de regulação e supervisão, uma vez que identifica características das empresas que afetam a divulgação de KAM e que são determinantes para a não padronização do relatório do auditor.

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Publicado

2020-05-12

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Ferreira, C., & Morais, A. I. (2020). Análise da relação entre características das empresas e os key audit matters divulgados. Revista Contabilidade & Finanças, 31(83), 262-274. https://doi.org/10.1590/1808-057x201909040