Estratégias de legitimação de eventos negativos: rompimento de barragem de mineração e disclosure
DOI:
https://doi.org/10.1590/1808-057x20231739.enPalavras-chave:
estratégias de legitimação, evidenciação ambiental, eventos negativosResumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar as estratégias de legitimação utilizadas no disclosure ambiental que visa neutralizar eventos negativos, tal como acidentes ambientais, contribuindo para identificar e conceitualizar as estratégias de legitimação relativas a eventos negativos e acidentes ambientais utilizadas em relatórios de sustentabilidade. O artigo questiona a confiabilidade dos relatórios de sustentabilidade elaborados por uma empresa referência num setor que é poluidor e gerador de impactos, constatando que esses podem ser manipulados estrategicamente de modo a servir mais aos interesses de legitimação e reparação de imagem de companhias, do que à divulgação clara e objetiva de informações. O artigo explora os mecanismos de reparação de imagem utilizados pela Samarco Mineração nos relatórios de sustentabilidade após a ocorrência do desastre ambiental de Mariana, visando a legitimação de uma das maiores mineradoras do país à época do acidente, e cujas consequências ainda se estendem anos após a sua ocorrência. Na pesquisa, adotou-se o paradigma interpretativista, com abordagem qualitativa e análise de conteúdo textual dos relatórios de sustentabilidade e dos laudos de órgão governamental competente, mediante a técnica de pesquisa documental. Verificou-se que o disclosure ambiental publicado nos relatórios de sustentabilidade é manipulado retoricamente com quantidade massiva de informações positivas, que ofuscam e desviam a atenção do leitor de informações de natureza negativa e as neutralizam com argumentação defensiva e atenuante, evidenciando assim que seu conteúdo não está comprometido com a divulgação imparcial de informações.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fernando Amorim, Maria Tereza Saraiva de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo do(s) artigo(s) publicados na RC&F são de inteira responsabilidade do(s) autores, inclusive quanto a veracidade, atualização e precisão dos dados e informações. Os autores cedem, antecipadamente, os direitos autorais à Revista, que adota o sistema CC-BY de licença Creative Commons. Leia mais em: https://creativecommons.org/licenses/.
A RC&F não cobra taxa para a submissão de artigos. A submissão de artigo(s) à RC&F implica na autorização do(s) autor(es) para sua publicação, sem pagamento de direitos autorais.
A submissão de artigos autoriza a RC&F a adequar o texto do(s) artigo(s) a seus formatos de publicação e, se necessário, efetuar alterações ortográficas, gramaticais e normativas.