Influência da situação financeira da patrocinadora na alocação dos ativos dos planos previdenciários
DOI:
https://doi.org/10.1590/1808-057x20231846.enPalavras-chave:
gestão de riscos, plano de benefício definido, entidades fechadas de previdência complementar, alocação de ativos, situação financeiraResumo
O objetivo foi investigar os fatores da situação financeira das patrocinadoras que podem ser associados à decisão na alocação dos ativos dos planos de benefício definido das entidades fechadas de previdência complementar brasileiras no período anual de 2013 a 2019. Pesquisas anteriores têm estudado a situação financeira da patrocinadora e a alocação de recursos por tipo de segmento, existindo lacuna em relação à composição do portfólio em planos previdenciários em que não há adesão obrigatória a um seguro. A relevância desta pesquisa está em identificar os fatores da situação financeira da patrocinadora que podem estar associados à decisão na alocação de recursos a fim de entender o que compromete o pagamento de benefícios no futuro. Esta pesquisa contribui com as discussões sobre a relação entre o portfólio dos planos previdenciários e a situação financeira da patrocinadora; e, de forma indireta, com o debate de temas ligados a retirada de patrocínio, migração entre planos da modalidade de benefício definido para contribuição definida e contratação de seguros para cobertura do pagamento de benefícios futuros. Foram analisados 134 planos de benefícios, e suas respectivas patrocinadoras, durante o período de sete anos. A alocação foi dividida em categorias de decisão de acordo com a composição das carteiras, e foi utilizada a técnica estatística de regressão logística multinomial para análise dos dados. Os resultados encontrados mostram que o nível de financiamento, o grau de solvência, o tamanho da empresa e a alavancagem financeira, além de fatores como rentabilidade passada, maturidade financeira e solvência atuarial, são aspectos sobre a situação financeira da patrocinadora que podem influenciar a decisão na alocação e contribuem com o avanço das pesquisas sobre a relação entre a composição do portfólio dos fundos de pensão e a situação financeira da patrocinadora.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sheila Sayuri Kataoka, Charles Ulises de Montreuil Carmona
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo do(s) artigo(s) publicados na RC&F são de inteira responsabilidade do(s) autores, inclusive quanto a veracidade, atualização e precisão dos dados e informações. Os autores cedem, antecipadamente, os direitos autorais à Revista, que adota o sistema CC-BY de licença Creative Commons. Leia mais em: https://creativecommons.org/licenses/.
A RC&F não cobra taxa para a submissão de artigos. A submissão de artigo(s) à RC&F implica na autorização do(s) autor(es) para sua publicação, sem pagamento de direitos autorais.
A submissão de artigos autoriza a RC&F a adequar o texto do(s) artigo(s) a seus formatos de publicação e, se necessário, efetuar alterações ortográficas, gramaticais e normativas.