Strategic groups and perfomance analysis in the commercial banking industry in brazil

Authors

  • Tomas Sparano Martins Pontificia Universidade Católica do Paraná
  • June Alisson Westarb Cruz Pontificia Universidade Católica do Paraná
  • Heitor Takashi Kato Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Wesley Vieira da Silva Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Eduardo Damião da Silva Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/rco.v4i9.34769

Keywords:

Bancos Comerciais, Grupos Estratégicos e Desempenho, Commercial Banks, Strategic Groups, Performance

Abstract

O objetivo do presente trabalho é identificar a relação entre grupos estratégicos e desempenho na indústria de bancos comerciais no Brasil. Para cumprir esse propósito, foi realizado um estudo no setor, de janeiro a dezembro de 2007, com uma amostra não probabilística de 28 bancos, por meio da análise fatorial, da análise de cluster e da comparação descritiva de médias. A análise cluster indicou a presença de quatro grupos estratégicos: um grupo formado por 22 bancos (Grupo 1); outro formado pelos dois maiores bancos comerciais do Brasil (Grupo 2); um formado somente pelo Banco do Brasil (Grupo 3); e um formado por três bancos comerciais privados (Grupo 4). Pôde-se verificar que o Grupo 2 buscou uma estratégia baseada em seus recursos financeiros, o que lhe permitiu adotar uma estratégia de posicionamento relacionada a custo. O Grupo 3 adotou uma estratégia baseada em diversidade e qualidade de produtos, com atuação geográfica ampla. O Grupo 4, uma estratégia de diferenciação com uma amplitude geográfica relativamente alta. Com base nos indicadores de desempenho ROA e pelo ROE, o Grupo 2 (Itaú e Bradesco) apresentou um desempenho superior em retorno sobre ativos e o Banco do Brasil (Grupo 3), em retorno sobre o patrimônio líquido.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2010-08-01

Issue

Section

Paper

How to Cite

Martins, T. S., Cruz, J. A. W., Kato, H. T., Silva, W. V. da, & Silva, E. D. da. (2010). Strategic groups and perfomance analysis in the commercial banking industry in brazil . Revista De Contabilidade E Organizações, 4(9), 100-125. https://doi.org/10.11606/rco.v4i9.34769