A batalha entre a regulação e a concorrência nos Estados Unidos da América
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2319-0558.v6i2p182-214Palavras-chave:
Direito, Economia, Antitruste, Regulação, IntervençãoResumo
O presente trabalho investiga o surgimento do Estado Administrativo nos Estados Unidos da América, assim como os seus fundamentos históricos mais evidentes. Diante do consequente processo de agencificação e proliferação de normas regulatórias setoriais, alguns conflitos aparentes com as normas e atuações da autoridade antitruste acabam por surgir. Sistematizar quais foram as soluções adotadas pela Suprema Corte norte-americana nesses conflitos, detalhando as mais populares imunidades antitruste reconhecidas naquele sistema jurídico, se mostra como um possível instrumento para assegurar fidelidade na importação dos conceitos e institutos. Mais do que isso, a própria experiência norte-americana pode servir como um modelo para se investigar possíveis soluções para este processo, que também ocorre no cenário brasileiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RDDA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista (referência à RDDA).
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).