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Author Guidelines

INFORMAÇÕES GERAIS

1.1 Cadastro: É necessário efetuar o cadastro antes de submeter um artigo. Além de preencher os campos solicitados, é fundamental habilitar a opção autor nas linhas finais do formulário. Como o padrão é cadastro de leitor, o usuário não conseguirá enviar um artigo caso não marque a opção autor no cadastro

1.2 Exclusividade: Não são aceitos manuscritos submetidos ou já publicados, ainda que parcialmente, em outra revista. A RDG aceita manuscritos com conteúdo que tenha sido integralmente ou parcialmente divulgados na forma de resumos ou resumo expandido em congresso, ou parte de monografia, dissertações ou teses acadêmicas. As não conformidades do manuscrito quanto a exclusividade e originalidade serão de inteira responsabilidade do autor correspondente.

1.3 Autores: Todos os autores devem ser cadastrados nos metadados durante o processo de submissão. Caso o artigo seja aceito, não será permitida a inclusão e/ou exclusão de autores. Em hipótese alguma o(s) autor(es) devem ser identificados no texto ou na organização de Figuras ou Tabelas.Todos os autores deverão ter o registro ORCID - Connecting Research and Researchers (https://orcid.org/register). O autor correspondente deve declarar que todos os autores estão cientes e de acordo com a submissão do manuscrito. A manifestação de desconhecimento ou desacordo com a submissão por qualquer de um dos autores resultará na interrupção da tramitação do manuscrito. Não será permitida a submissão de mais de um artigo por ano por autor.

1.4 Manuscrito: Os manuscritos devem ser redigidos seguindo as normas para redação científica. A publicação de um experimento em partes (fracionamento do conteúdo) deve ser evitada.Os manuscritos que não estiverem devidamente formatados, não serão avaliados. Erros comuns: artigo com identificação de autores, excesso de número de páginas, figuras fora dos padrões da RDG, excesso de erros ortográficos que possam prejudicar o entendimento do projeto. A revista julgará a pertinência dos manuscritos. Aqueles não voltados ao foco do periódico ou não apresentados conforme as normas, serão excluídos da lista de avaliação

2. SUBMISSÃO MANUSCRITOS: A submissão do manuscrito será por meio exclusivo do link da RDG: https://www.revistas.usp.br/rdg

2.1 Formatação

1. Todos os documentos devem ser produzidos em editor de texto Microsoft Word. Os artigos podem ser redigidos em português, inglês e espanhol. Obrigatoriamente os resumos devem ser apresentados em português e inglês.

2. Número máximo de 15 páginas, incluindo bibliografia. Espaçamento simples, com margens esquerda, direita e superior de 2cm e margem inferior com 1,5cm. Fonte: Times New Roman. Tamanho: 12. O texto não deve conter notas de rodapé, notas finais ou cabeçalho.

3. Os itens e subitens devem ser numerados (1.; 1.1.; 1.1.1.). O resumo e o abstract não estão incluídos nos itens de numeração.

4. O corpo do texto do manuscrito, exceto nas conclusões, não poderá, em hipótese alguma, ser apresentado na forma de itens, utilizando “marcadores”.

2.2 Título/Title:

Deve ser conciso e informativo, evitando símbolos, abreviaturas e fórmulas. O título do trabalho deve ter no máximo 20 palavras (na língua original do texto). Deve aparecer centralizado com fonte Times New Roman, tamanho 14 e em negrito.

2.3 Resumo/Abstract:  Deve conter entre 200 e 250 palavras. Precisa ser conciso, indicando sucintamente o tema geral e o problema da pesquisa; os objetivos e/ou hipóteses; os métodos e materiais utilizados; área de estudo (quando houver), principais resultados e conclusões. O resumo deve ser apresentado em parágrafo único, voz ativa, na terceira pessoa do singular. Devem-se evitar: neologismos, citações bibliográficas, símbolos e contrações que não sejam de uso corrente, bem como fórmulas, equações, diagramas etc. É necessário garantir que o idioma Inglês apresente qualidade. Se precisar de ajuda com a escrita nestes idiomas, deve-se considerar: (a) pedir a um colega que tenha o inglês nativo para rever o seu artigo; (b) visitar tutoriais do idioma que abrange os erros comuns e (c) usar um serviço de edição de linguagem profissional no qual os editores irão melhorar idioma e garantir que o seu significado claro, identificando os problemas que exigem a sua revisão.

2.4 Palavras-Chaves/Keywords:  Devem ser apresentadas até 4 palavras-chaves que não podem ser citadas no título do artigo. Separadas por ponto e vírgula e no mesmo parágrafo. Não utilizar preposições ou conjunções, tais como “de”, ‘ou”, “e”. Não utilizar termos compostos por mais de três palavras. Utilizar abreviações somente se forem de amplo conhecimento.

2.5 Introdução: A Introdução deve ser clara e concisa, mas suficiente para evidenciar a relevância do problema abordado. As citações bibliográficas devem ser específicas e atualizadas. A introdução deve ser finalizada com a indicação do(s) objetivo(s).

2.6 Materiais e Métodos: Fornecer detalhes suficientes para permitir o trabalho a ser reproduzida. Métodos já publicados devem ser indicados por referências bibliográficas. Justificar os métodos utilizados. Deve ser suficientemente detalhado para permitir que trabalho possa ser repetido. As informações devem ser ordenadas segundo uma hierarquia lógica, que possibilite uma fácil compreensão. Pode ser dividido em subitens para facilitar a apresentação dos procedimentos adotados. Indicar o software utilizado na análise estatística apenas se for relevante.

2.7 Resultados e Discussões:  Os resultados devem ser claros e concisos, explicando o significado dos resultados, utilizando tabelas, ou, preferencialmente quando possível, figuras contendo gráficos, imagens ou modelos esquemáticos. É recomendado não utilizar mais de quatro tabelas e quatro figuras. As Discussões devem apresentar argumentos que evidenciem a aceitação ou a rejeição da(s) hipótese(s) do trabalho. Resultados já publicados podem ser citados para dar suporte aos argumentos.

2.8 Conclusões: As principais conclusões do estudo podem ser apresentadas numa seção Conclusões curta. Os itens de conclusões podem ser apresentados na forma de itens. As conclusões devem ser coerentes com a(s) hipótese(s) e objetivo(s) e não devem ser repetição dos resultados. Devem ser apresentadas como um curto texto de forma clara. Podem ser apresentadas na forma de itens.

2.9 Agradecimentos: Não devem aparecer para a submissão do artigo. Este item, caso o autor deseje inserir, deverá ser feito durante o processo de prova do artigo. Neste item espera-se o reconhecimento dos indivíduos e agencias que forneceram ajuda durante a pesquisa (por exemplo, fornecendo ajuda da língua, assistência da escrita ou a prova de ler o artigo).

 2.10 Referencias

1. Toda citação utilizada ao longo do texto deve ser incluída na lista de referências. Item que deverá ser justificado e organizado de acordo com NBR-6023 da ABNT (agosto de 2002).

2. Não é recomendado inserir comunicação pessoal na lista de referência. As referências devem ser sequenciadas prioritariamente em ordem alfabética e secundariamente em ordem decrescente da data da publicação. As referências devem ser apresentadas na língua original da publicaçãoAs citações não devem ser apresentadas em “Caixa Alta”

3. Várias citações agrupadas entre parêntese devem ser sequenciadas em ordem cronológica e, quando o ano se repete, prevalece a ordem alfabética. Exemplos: (Silva e Rodrigues, 2005; Soares et al., 2008).

4. A padronização será exigida, obrigatoriamente, para os manuscritos aceitos.

  1. Solicitamos que os autores evitem referências bibliográficas de trabalhos não publicados, teses, dissertações e resumos de eventos. Caso excepcionais serão avaliados pela RDG.
  2. Solicitamos que evitem citações diretas. Entretanto, neste caso as citações textuais de mais de três linhas devem estar em parágrafo isolado, com recuo de 4 cm na margem esquerda, tamanho 11 e sem aspas.
  3. As citações podem ser diretas como por exemplo, Silva (2016) ou destacadas entre parênteses (Silva, 2015). Segundo Silva (2016)...
  4. Manuscritos com dois autores devem ser citados como: Autor 1 e Autor 2 (Ano) ou (Autor 1 e Autor 2, Ano).
  5. As citações de diversos documentos de um mesmo autor, publicados em um mesmo ano, são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas após a data e sem espacejamento. Por exemplo: (Reeside, 1927a) (Reeside, 1927b)
  6. Para manuscritos com mais de dois autores, deve-se utilizar o último nome do primeiro autor, seguido pela expressão latina abreviada “et al.” e ano de publicação. Exemplo: Silva et al. (2015) ou (Silva et al., 2015).

 3. REFERENCIANDO PERIÓDICO

a) Artigos em periódicos científicos: Autor, A.A,, Autor, B,B. Título do artigo. Título do periódico.; volume: páginas inicial e final. Ano de publicação. DOI.

Hubbert, K.R.; Preisler, H.K.; Wohlgemuth, P.M.; Graham, R.G.; Narog, M.G.; Prescribed burning effects on soil physical properties and water repellency in a steep chaparral watershed, Southern California, USA. Geoderma. v.130, 284–298, 2006. DOI: 10.1016/j.geoderma.2005.02.001

b) Livro: Author, A.A., Author, B.B. Título da publicação. Número da edição (se for a primeira edição, não precisa informar). Local da publicação: Editora; ano de publicação.

Ab’Sáber, A. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. 7. ed. São Paulo: Ateliê Editorial; 2012.

c) Capitulo de Livro: Autor, A. Título da parte referenciada seguida de In: Editor AA, Editor BB (orgs). Título da publicação. Número da edição. Local de publicação: Editora; ano. Páginas inicial e final.

Romano, G. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Orgs.). História dos jovens 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p.7-16

d) Fonte Digital: CPRM – SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL. Atlas Pluviométrico do Brasil, 2011. Disponível em: <http://www.cprm.gov.br/publique/Hidrologia/Mapas-e-Publicacoes/Atlas-Pluviometrico-do-Brasil-1351.html>.

e) Anais de Congresso: BRAYNER, A.R.A.; MEDEIROS, C.B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9.; 1994, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 1994. p. 16-29.

f) Legislação/Constituição, Emenda Constitucional e Código: BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988

4. FIGURAS: As ilustrações (gráficos, mapas e fotos) serão denominadas sempre como Figuras e deverão ser enviadas no corpo do texto em formato JPG ou TIFF com resolução mínima de 600 dpi. As Figuras devem ser inseridas e referidas no texto em negrito (ex: Figura 1), apresentando legenda em que eventuais símbolos e abreviaturas devem ser explicados. Caso utilize um mosaico de fotos e figuras indicar com letras ou números (ex. A, B, C). As figuras devem ter o tamanho máximo de 15cmx20cm. O título deve aparecer abaixo da figura e deve conter as informações que possibilitem a sua leitura e compreensão sem recorrer ao texto. Recomenda-se não utilizar figuras com mais de quatro gráficos. Após aprovação do manuscrito será requerido o envio das figuras em formato editável, ou seja, salva como projeto dentro dos programas que as geraram. Nos manuscritos aceitos poderá ser solicitado ajustes e adequações nas figuras.

5. TABELAS:  As tabelas e gráficos devem ser enviados como texto editável e não como imagens. Elas devem ser numeradas sequencialmente com algarismos arábicos. Não inserir tabelas no formato de imagem. Evitar tabelas compostas por apenas uma linha de resultados ou uma coluna de variáveis. As tabelas devem ser ajustadas ao formato retrato. Nos manuscritos aceitos poderá ser solicitado ajustes e adequações nas tabelas. O título deve aparecer acima da tabela e devem conter as informações que possibilitem a sua leitura e compreensão sem recorrer ao texto. Informações complementares para compreensão da tabela (tais como as metodologias empregadas na determinação das propriedades apresentadas no corpo tabela) devem ser apresentadas como notas logo abaixo da tabela, devidamente numeradas com números sobrescritos e entre parênteses. As Tabelas devem ser referidas no texto em negrito (ex: Tabela 1), apresentar legenda em que eventuais símbolos e abreviaturas devem ser explicadas. As tabelas devem ter o tamanho máximo de 15cmx20cm.

6. FÓRMULAS E EQUAÇÕES: Devem ser inseridas como texto editável, não como imagens. Fórmulas e equações devem ser criadas por ferramentas de edição de equações disponíveis em softwares de edição de texto. As equações devem ser citadas como Equação 1 ou destacadas entre parênteses (Equação 1). Devem ser numeradas sequencialmente no canto direito como Eq. 1, Eq. 2, Eq.3, etc.

Submission Preparation Checklist

All submissions must meet the following requirements.

Artigos

Política padrão de seção

Artigos Especiais

Esta seção é destinada aos artigos convidados pela Comissão Editorial em função da relevancia do tema e da importância para Ciência Geográfica.

Notas de Trabalho de Campo

Relatos originais ou de atualização do conhecimento geográfico construidos a partir de trabalhos realizados em campo, contemplando aspectos físicos e  humanos da paisagem.

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4. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.

5. O autor correspondente deve declarar que todos os autores estão cientes e de acordo com a submissão do manuscrito. A manifestação de desconhecimento ou desacordo com a submissão por qualquer de um dos autores resultará na interrupção da tramitação do manuscrito.