Sobre a Revista
Foco e Escopo
Publicar artigos inéditos, resultantes de pesquisa, que contenham informações relevantes sobre os países de língua oficial portuguesa, para que o conhecimento sobre o que se passa no âmbito da educação em tais localidades possa ser acessível à comunidade interessada em alfabetização.
A revista envolve diferentes unidades da Universidade de São Paulo (USP), diversas universidades e instituições nacionais e internacionais, todas com o objetivo de solidificar o tripé que tem orientado nossa prática: a pesquisa, o ensino e a extensão.
Além de trabalhos resultantes de pesquisa acadêmica, serão acolhidas outras contribuições (entrevistas, depoimentos, resenhas e resumos) originais e significativas para a área da alfabetização / letramento de crianças, jovens e adultos em países de língua oficial portuguesa. Estas últimas têm como principal objetivo sensibilizar graduandos e professores do Ensino Fundamental e Médio para lhes despertar o interesse pela pesquisa nessa área do saber.
Serão privilegiados artigos que contenham informações relevantes sobre os países de língua oficial portuguesa , para que o conhecimento sobre o que se passa no âmbito da educação em tais localidades possa ser acessível à comunidade interessada em alfabetização.
Processo de Avaliação pelos Pares
As colaborações encaminhadas à "REVISTA ELETRÔNICA ACOLHENDO A ALFABETIZAÇÃO NOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA" serão submetidas à análise de dois membros do corpo editorial da revista: um deles pertencente ao Conselho Editorial da Revista; e, o outro, à Comissão Editorial da mesma. Ressaltamos que o processo de avaliação por pares utiliza o sistema de blind review, preservando a identidade dos autores e consultores.
As colaborações poderão ser:
a. Rejeitadas;
b. Aceitas sem restrições.
c. Aceitas com restrições
Em caso de pareceres antagônicos, um terceiro parecerista, será convidado para o desempate. Apenas artigos serão submetidos a dois pareceristas. As demais colaborações serão submetidas a apenas um parecerista.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Fontes de indexação
- Biblioteca Virtual de Educação
- Comissão Nacional de Energia Nuclear - Livre
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- New Jour
- Journal Finder
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- SJLibrary
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- Projeto Acolhendo
- Agência FAPESP
Histórico do periódico
Revista Eletrônica Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa é fruto do convênio estabelecido entre a Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane (Maputo - Moçambique) e a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (São Paulo - Brasil) no âmbito do edital Pró-África do CNPq de 2005.