Número efetivo de candidatos e desenvolvimento regional em análises de financiamento de campanhas: uma proposta metodológica para comparar os efeitos da monetarização das campanhas eleitorais no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.3232/REB.2015.V2.N2.05Palavras-chave:
Eleições, deputado federal, Brasil, financiamento, competitividadeResumo
O artigo apresenta um estudo empírico sobre dos recursos financeiros em resultados eleitorais em democracia de massa. No caso do Brasil, por se tratar de um País de grandes extensões e heterogeneidade econômica, política e social nos distritos eleitorais, as comparações diretas são difíceis. Parte-se do princípio que recursos de campanha têm peso distinto em função dos níveis de concorrência política e da riqueza regional. Pretende-se propor um modelo que permita a equalizar distintas condições de campanha para avaliar os impactos dos recursos financeiros nas disputas. Para tanto, serão usados dados referentes às eleições de 2010 para Deputado Federal.
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Publicado
2015-03-17
Edição
Seção
Seção Geral
Como Citar
Número efetivo de candidatos e desenvolvimento regional em análises de financiamento de campanhas: uma proposta metodológica para comparar os efeitos da monetarização das campanhas eleitorais no Brasil. (2015). Revista De Estudios Brasileños, 2(2). https://doi.org/10.3232/REB.2015.V2.N2.05