Intervenção educativa sobre hipertermia maligna com profissionais de enfermagem do centro cirúrgico
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000200015Resumo
OBJETIVO Avaliar a efetividade de uma intervenção educativa sobre a hipertermia maligna com profissionais de enfermagem do centro cirúrgico. MÉTODO Estudo quase-experimental, voltado a uma intervenção educativa de curta duração com a equipe de enfermagem do centro cirúrgico da instituição-sede da pesquisa, situada na cidade de São Paulo, com a participação de 96 profissionais. Foram aplicados pré e pós-teste à intervenção, que consistiu em aula expositiva seguida de simulação. RESULTADOS Considerando-se os resultados globais da intervenção, houve diferença estatística significativa (p<0,00). Após a intervenção educativa, observou-se um incremento das pontuações mínima e máxima, bem como média de crescimento de 2,64 pontos no conhecimento dos profissionais quando comparado à etapa anterior. CONCLUSÃO A estratégia de intervenção educativa favorece a abstração do conteúdo desenvolvido por todos os envolvidos e qualifica os profissionais para atuar com segurança.Downloads
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Publicado
2015-04-01
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
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Como Citar
Sousa, C. S., Bispo, D. M., Cunha, A. L. M. da, & Siqueira, I. L. C. P. de. (2015). Intervenção educativa sobre hipertermia maligna com profissionais de enfermagem do centro cirúrgico . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 49(2), 292-297. https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000200015