Construção de um roteiro teórico-prático para simulação clínica
DOI:
https://doi.org/10.1590/s1980-220x2016265103218Palavras-chave:
Simulação, Educação em Enfermagem, AprendizagemResumo
OBJETIVO Construir, com base na opinião de peritos, roteiro teórico-prático para uso em atividade clínica simulada. MÉTODO Trata-se de um estudo qualitativo por meio de análise de conteúdo de entrevistas de peritos no assunto para construção do roteiro proposto. Seguido os preceitos éticos, entre os 24 peritos convidados pertencentes a instituições de ensino do Brasil e do exterior. Os peritos responderam a questões sobre a caracterização dos seus atributos de estudo e descreveram os itens imprescindíveis à construção de um cenário simulado. Diante das respostas obtidas, os dados foram analisados em relação ao seu conteúdo e organizados em unidades e subunidades de significância. RESULTADOS Participaram 12 especialistas. Os itens mencionados para construção do roteiro originaram sete unidades de significância. As unidades e suas subunidades de significância foram ainda reunidas em três fases dos componentes principais do cenário simulado: prévios, preparo e finais. CONCLUSÃO Este estudo permite um ensino inovador, estimulante e possibilita a facilidade ao professor, quanto à utilização do recurso de simulação, como processo de aprendizagem de maneira eficiente e objetiva, sendo um norteador aos docentes e pesquisadores na área de simulação clínica.Downloads
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Publicado
2017-01-01
Edição
Seção
Artigo Original
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Como Citar
Fabri, R. P., Mazzo, A., Martins, J. C. A., Fonseca, A. da S., Pedersoli, C. E., Miranda, F. B. G., Fumincelli, L., & Baptista, R. C. N. (2017). Construção de um roteiro teórico-prático para simulação clínica. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 51, e03218-. https://doi.org/10.1590/s1980-220x2016265103218