Representações de adolescentes acerca da consulta ginecológica
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000300008Resumo
Objetivo: Analisar as representações sociais de adolescentes acerca da consulta ginecológica e a influência dessas representações na procura pela consulta. Método: Estudo qualitativo descritivo fundamentado na Teoria das Representações Sociais, realizado com 50 adolescentes que cursavam o último ano do ensino fundamental. Os dados foram colhidos entre abril e maio de 2010 por meio de Evocações e Grupo Focal. Utilizou-se o software EVOC e análise contextual no tratamento dos mesmos. Resultados: Os elementos medo e constrangedor, constantes no núcleo central, podem justificar a baixa frequência de adolescentes nas consultas. No sistema periférico o termo vergonha reforça normas socioculturais vigentes, enquanto prevenção, associado a aprender sobre sexo e esclarecer dúvidas, permitem vislumbrar uma função educativa. Depoimentos obtidos nos grupos focais exemplificam e reforçam esses achados. Conclusão: Para uma educação em saúde efetiva, os profissionais, especialmente enfermeiros, precisam esclarecer os jovens, em nível individual e coletivo, sobre seus direitos à privacidade, sigilo, além de enfocar a consulta ginecológica como medida promotora da saúde sexual e reprodutiva.Downloads
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Publicado
2014-06-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Como Citar
Gomes, V. L. de O., Fonseca, A. D. da, Oliveira, D. C. de, Silva, C. D., Acosta, D. F., & Pereira, F. W. (2014). Representações de adolescentes acerca da consulta ginecológica . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 48(3), 438-445. https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000300008