Informação para Autores

Política Editorial

 

A Revista da Escola de Enfermagem da USP (REEUSP), mantida pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, é um órgão oficial de disseminação do conhecimento científico em Enfermagem e áreas afins.

Aceita artigos científicos que tragam contribuição original e inédita para a construção do conhecimento, que representem avanços para a prática clínica, de ensino ou pesquisa em Enfermagem e saúde.

Desde 2017, adota o sistema de fluxo contínuo (rolling pass system), com um volume por ano, nos idiomas Português, Inglês e Espanhol, disponibilizando seus artigos na versão eletrônica de forma integral: https://www.scielo.br/reeusp.

Todos os artigos publicados receberão o número de DOI (Digital Objet Identifier).

Política de avaliação de artigos

Todos os textos científicos submetidos à REEUSP passam por revisão por pares (peer review), preservando o anonimato de autores e revisores. Excetuam-se os manuscritos depositados em preprint, cujos autores poderão ser visualizados pelos revisores.

Será divulgado em cada artigo publicado o nome do Editor Associado condutor da avaliação.

O Editor Científico analisa preliminarmente o texto e decide pela continuidade ou não do manuscrito no processo editorial. Se aprovado, o manuscrito segue para um Editor Associado, que decide pela continuidade no processo editorial e o envia para dois revisores independentes para emissão de parecer. Na etapa final, com base na avaliação dos revisores e na recomendação do Editor Associado, o Editor Científico decide pela aprovação ou recusa do manuscrito.

Política de ética e integridade em pesquisa

A REEUSP adota os códigos de condutas ética e publicação do Commitee on Publication Ethics (COPE), os "Requisitos uniformes para manuscritos apresentados aos periódicos biomédicos" e o estilo Vancouver de citação de referências.

Aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE)

Nas pesquisas envolvendo seres humanos serão necessários: 

  •  o envio da cópia da aprovação pelo CEP da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), em conformidade com as normativas e as regulações do Conselho Nacional de Saúde (CNS) ou órgão equivalente no país de origem da pesquisa; 
  •  TCLE;
  •   a aprovação CEP e o TCLE deverão ser citados em Aspectos Éticos do manuscrito.

Nas pesquisas envolvendo animais, exige-se a aprovação do Comitê de Ética no Uso de Animais. 

Política anti-plágio

Para detecção de similaridades, a REEUSP utiliza o software iThenticate, que analisa o conteúdo dos manuscritos submetidos. Aqueles que apresentarem similaridade com outros já publicados, serão excluídos do processo de avaliação.

 

 

Incentivo à Ciência Aberta

 

Repositórios de Dados

A REEUSP incentiva o compartilhamento de dados de pesquisa em repositórios de Acesso Aberto. Entende-se como dados de pesquisa: modelos, métodos, relatórios, softwares, procedimentos, questionários, estatísticas, ou seja, dados que possam ser compartilhados e potencialmente úteis para o desenvolvimento de novas pesquisas.

A REEUSP apoia o compartilhamento transparente e acessível do conhecimento por meio de redes de colaboração e adota os princípios FAIR (encontrar, acessar, interoperar e reutilizar dados). Os conteúdos publicados estão sob licença da Creative Commons (CC-BY).

Preprints

O preprint consiste em uma versão do manuscrito ainda não revisada por pares.

A REEUSP segue as recomendações de Transparency and Openess Promotion (TOP) e aceita manuscritos depositados em servidores não comerciais de preprints, como o SciELO Preprints.

 

Instruções aos Autores

 

O manuscrito pode ser submetido nos idiomas português, inglês ou espanhol e ser destinado exclusivamente à REEUSP. Não é permitida a apresentação simultânea do manuscrito a outro periódico, parcial ou integralmente.

A submissão deve ser feita online no sistema ScholarOne, acompanhada de uma carta ao Editor Científico, destacando os avanços e as contribuições do texto frente às publicações recentes já veiculadas sobre a temática. Adicionalmente, deve informar os motivos pelos quais a REEUSP foi selecionada para submissão. 

Todos os autores devem associar o número de registro no ORCID a seu perfil no ScholarOne e informá-lo no momento da submissão.

Não há limite no número de autores, mas as pessoas designadas como autores devem ter participado substancialmente da elaboração do manuscrito e assumir responsabilidade pelo seu conteúdo. O International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) recomenda que a autoria seja baseada em contribuições substanciais:

a) na concepção ou desenho do trabalho;

b) na coleta, análise e interpretação dos dados;

c) na redação do artigo ou em sua revisão crítica;

d) na aprovação final da versão a ser publicada.

Para indicar as contribuições dos autores recomenda-se usar a CRediT (Contributor Roles Taxonomy).

Desta forma, na submissão do manuscrito, os nomes dos autores devem ser escritos por extenso, informar detalhadamente sua contribuição, assinar e enviar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais.

Caso haja algum conflito de interesse, os autores devem informar no momento da submissão.

Os conflitos de interesses podem ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer entre autores, revisores ou editores.

Os autores devem indicar quatro possíveis pareceristas para a avaliação do manuscrito. Estes deverão ser obrigatoriamente doutores, que possam ser localizados na Plataforma Lattes de acordo com a temática do manuscrito, não devem ter conflito de interesses e não devem pertencer às instituições de quaisquer dos autores. Os nomes podem ser acatados ou não pelos Editores Associados.

A REEUSP solicita o preenchimento do Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta – SciELO e da Declaração de Disponibilidade de Dados que devem ser anexados obrigatoriamente ao sistema ScholarOne como arquivos complementares para avaliação dos revisores.

Para efetuar o depósito de Dados de Pesquisa, os autores devem escolher o repositório que considerarem mais adequado para compartilhar seus dados e fazer o depósito. Diversos repositórios de Acesso Aberto estão disponíveis, tais como: SciELO DataRepositório de Dados Científicos da USP e Harvard Dataverse.

O autor deve informar à REEUSP o número DOI atribuído aos dados de pesquisa e/ou ao preprint e o nome do servidor onde foi depositado. O material deve obedecer a licença Creative Commons para compartilhamento de dados e ser citado como “Disponibilidade de Dados” após a seção “Aspectos Éticos” do manuscrito.

O manuscrito aprovado deve ser revisado por um profissional credenciado pela REEUSP e traduzido para o inglês, caso o idioma original seja português ou espanhol.

 

 

Tipos de Artigos Aceitos para Publicação

 

Artigo Original: resultado de pesquisa primária, com metodologia rigorosa, clara, discussão aprofundada e interface com a literatura científica nacional e internacional. Limitado a 15 páginas no total (incluindo resumo, tabelas, figuras e referências).

Revisão Sistemática: análise de estudos primários, quantitativos ou qualitativos, que sintetiza evidências. Limitada a 25 páginas no total (incluindo resumo, tabelas, figuras e referências).

Revisão de Escopo: desenvolvida para mapear os conceitos-chave que sustentem um campo de pesquisa, bem como para esclarecer as definições e/ou os limites conceituais de um tópico. Limitada a 25 páginas no total (incluindo resumo, tabelas, figuras e referências).

Obs.: a REEUSP não aceita Revisões Integrativas.

Estudo Teórico: análise de teorias ou métodos que sustentem a ciência da Enfermagem ou de áreas correlatas que contribuam para o desenvolvimento do conhecimento em Enfermagem. Limitado a 15 páginas no total (incluindo resumo, quadros, figuras e referências).

Relato de Implementação de Evidências: relatos de implementação das melhores evidências científicas em serviços de saúde, segundo metodologia do The Joanna Briggs Institute (JBI). Limitado a 25 páginas no total (incluindo resumo, tabelas, figuras, resultados e discussão de auditorias de base e de seguimento e referências).

Relato de Experiência Profissional: publicação de relatos de experiências que envolvam a atuação de enfermeiros e profissionais de áreas afins à Enfermagem e saúde, em diferentes cenários de práticas profissionais, e abordam a aplicação de procedimentos ou metodologias de intervenção em casos clínicos, de educação em saúde, de formação profissional (experiência pedagógica), implementação de desenhos de pesquisas (aplicação de estratégias metodológicas inovadoras) e análise de implicações conceituais. O texto deve limitar-se a 15 páginas no total (incluindo resumo, tabelas, figuras e referências). Relatos de experiência que envolvam casos clínicos devem comprovar aprovação ética pelo Sistema CEP/CONEP, conforme orientação da Carta Circular CONEP n.166/2018.

Carta ao Editor: destinada a comentários de leitores sobre os trabalhos publicados na Revista, expressa concordância ou discordância sobre um assunto abordado. Limitada a uma página no total.

Editorial e Ponto de Vista: são usualmente convidados pelo Editor Científico. Não são submetidos à revisão por pares e não é cobrada a taxa de editoração.

 

 

Estratégias de Qualificação do Manuscrito

 

A REEUSP adota estratégias de qualificação para a publicação de estudos de pesquisa, tais como as da Organização Mundial da Saúde (OMS), International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) e Enhancing the Quality and Transparency of Health Research (EQUATOR Network). São recursos que favorecem o potencial de publicação e sua utilização em referências de pesquisas.

Apresentam-se a seguir alguns protocolos internacionais validados a serem utilizados conforme o desenho da pesquisa:

Ensaios ClínicosCONSORT (Consolidated Standards of Reporting Trials) e identificação de Registros de Ensaios Clínicos validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e pelo ICMJE, cujos endereços estão disponíveis no site do ICMJE. O número de identificação deve constar no final do resumo.

Estudos Observacionais: STROBE (Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology).

Estudos Qualitativos: COREQ (Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research.

Obs.: Protocolos de outros tipos de estudos são encontrados na rede EQUATOR e no artigo de Larson EL, Cortazal M. Publication guidelines need widespread adoption. J Clinical Epidemiol. 2012;65:239-46. DOI: 10.1016/j.jclinepi.2011.07.008

Revisões Sistemáticas e Meta-Análises: PRISMA (Preferred Reporting Itens for Systematic Reviews and Meta-Analyses), para as revisões quantitativas e ENTREQ (Enhancing Transparency in Reporting the Synthesis of Qualitative Research), para as revisões qualitativas.

Revisões de Escopo: PRISMA-ScR (PRISMA Extension for Scoping Reviews: Checklist and Explanation).

 

 

Estrutura e Preparo do Manuscrito

 

Página de Título

O manuscrito deve estar de acordo com as normas da Revista. Escolha o template de acordo com o idioma original do manuscrito:

●    Template da Página de Título - manuscrito em inglês
●    Template da Página de Título - manuscrito em português
●    Template da Página de Título - manuscrito em espanhol

Documento Principal

O manuscrito deve estar de acordo com as normas da Revista. Escolha o template de acordo com o idioma original do manuscrito:

●    Template do Documento Principal - manuscrito em inglês
●    Template do Documento Principal - manuscrito em português
●    Template do Documento Principal -  manuscrito em espanhol

Custos de Publicação

Autores Brasileiros

Taxa de Conformidade: 

Paga no momento da submissão do manuscrito.

R$400,00

No momento da submissão do manuscrito, anexar o comprovante de pagamento no valor de R$400,00 (quatrocentos reais) no Sistema Scholarone, no campo destinado à taxa.

Taxa de Editoração:

Paga após a aprovação do manuscrito.

R$1.600,00

As informações referentes ao pagamento da taxa de editoração serão enviadas aos autores individualmente.

Tradução e Revisão:

Realizada após a aprovação do manuscrito.

Os custos da revisão e da tradução são de responsabilidade dos autores.

As informações referentes ao procedimento da tradução e revisão serão enviadas aos autores individualmente.

Autores Estrangeiros

Taxa de Conformidade:

 

USD 0,00

Não é cobrada taxa de submissão ou de conformidade.

Taxa de Editoração:

Paga após a aprovação do manuscrito.

USD 500,00

As informações referentes ao pagamento da taxa de editoração serão enviadas aos autores individualmente.

Tradução e Revisão:

Realizada após a aprovação do manuscrito.

Os custos da revisão e da tradução são de responsabilidade dos autores.

As informações referentes ao procedimento da tradução e revisão serão enviadas aos autores individualmente.

ATENÇÃO: Havendo necessidade de geração de erratas por equívoco dos autores, os custos de diagramação e publicação serão repassados a eles.

 

 

As taxas deverão ser pagas ao:

Centro de Apoio à Escola de Enfermagem da USP (CEAP/EE)

CNPJ: 13.523.056/0001-72

Banco: Santander (033)

Agência: 0201

Conta: 13.004932-3

 

Para emissão de recibo, preencha os dados neste formulário. O comprovante de pagamento deve ser enviado para ceapee.secretaria@gmail.com

Para outras formas de pagamento e/ou dúvidas sobre o pagamento, entre em contato com ceapee.secretaria@gmail.com

 

 

Referências

 

A REEUSP adota as referências em conformidade com o estilo Vancouver.