Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

A Revista da Biologia publica manuscritos na forma de artigos, métodos e revisões das diferentes áreas da Biologia, de forma acessível a todos os potenciais leitores e sem custo de publicação para os autores.

São aceitas submissões em inglês (preferencialmente) ou português (com resumo em inglês). 

O uso da ficha de identificaçãomodelo de manuscrito são mandatórios. Os artigos que estiverem fora da formatação do modelo de manuscrito e sem a ficha de identificação serão automaticamente rejeitados. Ambos estão disponíveis em português e em inglês.

 

Chamada especial - COVID-19 E SOCIEDADE: UM ASPECTO CIENTÍFICO

Em virtude das demandas atuais da sociedade, a Revista da Biologia da USP almeja contribuir para disseminação de informação cientifica na sociedade. Dessa forma, a Revista da Biologia da USP convida os autores interessados a submeterem artigos e vídeos de divulgação cientifica originais em sua edição especial - COVID-19 e sociedade: um aspecto cientifico. Fazem parte do escopo desta edição especial: trabalhos originais, revisões, ensaios e opiniões, métodos, vídeos de divulgação científica. Para acessar o edital completo acesse: Chamada especial COVID-19

 

Formatos possíveis para os textos

1) Artigo: resultados científicos originais. 

2) Revisão: resumo do estado do conhecimento indicando futuras direções de pesquisa.

3) Método: descreve os detalhes de um procedimento de laboratório.

Resumos expandidos

Serão aceitos para submissão resumos expandidos provenientes de eventos científicos (congressos/simpósios/semanas temáticas) que atendam às seguintes condições:

1) O resumo deve conter de 3 a 4 páginas de corpo de texto (introdução, material e métodos, resultados, discussão e conclusão), além de uma ou duas páginas de referência bibliográfica;

2) Devem estar de acordo com as normas e formatação da revista;

3) Cabe à comissão de cada evento selecionar os melhores resumos. Somente os resumos premiados pela comissão científica do evento deverão ser indicados à submissão;

4) A submissão não implica em aceitação automática para publicação; todos os textos serão submetidos à avaliação por pares;

5) Não serão aceitas revisões bibliográficas;

6) A submissão dos resumos expandidos deve ser feita mediante contato prévio com a equipe editorial através do e-mail revistadabiologia@ib.usp.br;  submissões realizadas sem o consentimento prévio da equipe editorial serão automaticamente desconsideradas;

7) Serão publicados no formato de edição especial ou sessão especial se a revista atingir o mínimo de 5 resumos aprovados pelo comitê de avaliadores. Caso o número não seja atingido, não haverá publicação.

Guia

A regra principal é ser simples. Deve-se reduzir ao essencial o uso de jargões, siglas e abreviaturas, e, quando o fizer, estes devem ser explicados na primeira vez que o termo for usado no texto. Os textos devem conter no máximo 50 páginas em formato Word (ou similar), fonte 12 (Arial ou Times New Roman) e espaçamento duplo.

Sugerimos fortemente que os autores incluam uma figura que sintetize as informações relevantes do manuscrito (infográfico, como os elaborados pela interface Mind the Graph).

O autor deve incluir no texto do manuscrito (formatos .doc ou .odt) as figuras e tabelas do tamanho e posição que julgar apropriado, porém a decisão final de posicionamento das imagens no texto será do diagramador.

O manuscrito deve ser enviado através da Central de Manuscritos. Adicionalmente, as figuras devem ser enviadas em alta qualidade (mínimo de 300dpi para imagens em preto e branco ou gráficos e 600dpi para imagens coloridas, em formato .tiff, .png ou .jpeg); tabelas também devem ser enviadas separadamente em formato de imagem (.tiff, .png ou .jpeg) em arquivos separados.

O uso do modelo de manuscrito é mandatório para a redação de seu artigo; nele estão indicadas as regras para título, resumo, palavras-chave, referências, etc.

É permitida a inclusão de material suplementar (apêndices), como textos, vídeos, fotos, códigos ou dados brutos. O envio desse material deve ser feito durante a submissão do texto, como um arquivo adicional. Entende-se por apêndice toda informação relevante, mas não essencial para o entendimento do texto.

Observação: O autor deve indicar 2 especialistas na área do artigo como possíveis avaliadores, os quais serão verificados pelo corpo editorial se estão dentro das normas de avaliação da revista. 

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • O presente estudo foi aprovado pelo comitê de ética correspondente (apenas para trabalhos que envolvam experimentação com animais e/ou pessoas; indicar na seção de métodos);

  • O presente estudo conta com todas as licenças necessárias. (indicar número de licença na seção de métodos, quando houver);
  • O texto deve ser original, porém é permitido a submissão de manuscritos previamente publicados no formato de Preprints, desde que conste no final do artigo o link original do Preprint.
  • Financiadores não tiveram participação direta no presente estudo (caso houver, descreva o papel de todos os patrocinadores e financiadores na sessão de agradecimentos);
  • O presente estudo conta com o correspondente termo de consentimento (apenas para estudos que envolvam pessoas).

Artigo

Política padrão de seção

Resumo Expandido

Serão aceitos para submissão resumos expandidos provenientes de eventos científicos (congressos/simpósios/semanas temáticas) que atendam às seguintes condições:

1) O resumo deve conter de 3 a 4 páginas de corpo de texto (introdução, material e métodos, resultados, discussão e conclusão), além de uma ou duas páginas de referência bibliográfica;

2) Devem estar de acordo com as normas e formatação da revista;

3) Cabe à comissão de cada evento selecionar os melhores resumos. Somente os resumos premiados pela comissão cientifica do evento deverão ser indicados à submissão;

4) A submissão não implica em aceitação automática para publicação; todos os textos serão submetidos à avaliação por pares;

5) Não serão aceitas revisões bibliográficas;

6) A submissão dos resumos expandidos deve ser feita no período de agosto a novembro; submissões fora desse período serão automaticamente desconsideradas;

7) Serão publicados no formato de edição especial se a revista atingir o mínimo de 5 resumos aprovados pelo comitê de avaliadores. Caso o número não seja atingido, o volume especial não será publicado.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.