Supervalorização de resultados científicos como estratégia ótima para aumentar o número de leitores
DOI:
https://doi.org/10.7594/revbio.15.01.08Palavras-chave:
Jornalismo científico, neurociências, divulgação, exagero, influênciaResumo
A relação entre jornalismo científico e a ciência é uma relação complexa que tem vantagens e desvantagens para cada um dos atores envolvidos. Muitas vezes, os meios de comunicação publicam avanços científicos dando-lhes mais importância do que eles têm na comunidade científica, especialmente quando se trata de avanços na cura de doenças. Neste trabalho, iremos propor explicações possíveis para este problema, com base no modelo de influência Bayarri & DeGroot (1989). A hipótese principal é que os jornais de menor influência na sociedade tendem a exagerar os resultados científicos, enquanto a maioria dos jornais respeitados são mais céticos e cautelosos para relatar sobre os progressos científicosDownloads
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Publicado
2018-04-23
Edição
Seção
Ensaio
Licença
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Como Citar
Campi, J., & Navajas, J. (2018). Supervalorização de resultados científicos como estratégia ótima para aumentar o número de leitores. Revista Da Biologia, 15(1), 65-73. https://doi.org/10.7594/revbio.15.01.08