Traduzindo bits, exposições virtuais na pandemia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v11i11p183-198Palavras-chave:
Exposição, Tradução, Digital, Pandemia, EspaçoResumo
O que são as exposições digitais nas plataformas tecnológicas em realidade pandêmica: uma possibilidade de contato e introspecção por meio da arte, ou apenas uma forma encontrada pelas instituições e pelo mercado de arte em não suspender contato ou consumo de seu público? Em que medida mostras virtuais propiciam espaços de interlocução e conhecimento, ou simples deleite e prazer contemplativo, em que pesem simulacros espaciais revestidos por chancelas de grandes nomes ou instituições? Tais mensagens, adequadas digitalmente, constituem paradigma das novas relações e interações humanas?
Downloads
Referências
AGAMBEN, G. A ideia da linguagem. In: A potência do pensamento Ensaios e Conferências. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
BENJAMIN, W. (1916). Sobre a linguagem em geral e sobre a linguagem humana. In: Escritos sobre mito e Linguagem. São Paulo: Ed. 34; 2013.
BENJAMIN, W. (1923). A tarefa do tradutor. Tradução de Fernando Camacho. Revista Humboldt, Munique, F. Bruckman, n.40, p.38-45, 1979.
BENJAMIN, W. (1923). A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica, in Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BENJAMIN, W. Língua e História. In: A potência do pensamento Ensaios e Conferências. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2017.
BRANCO, Lúcia Castello (org.). A tarefa do tradutor de Walter Benjamin: quatro traduções para o português. Belo Horizonte: Fale/UFMG, 2008. Disponível em: http://escritoriodolivro.com.br/bibliografia/Benjamin.pdf. Acesso em: 23 jul.2021.
DIDI-HUBERMAN, G. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Tradução Vera Casa Nova, Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
ICOM BRASIL, Dados para navegar em meio às incertezas: resultados da pesquisa com profissionais e públicos de museus. Disponível em:http://www.icom.org.br/wp- content/uploads/2020/11/20201120_Tomara_ICOM_SumarioExecutivo_FINAL .pdf. Acesso em:15.ago.2021.
LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.
DA VINCI, Leonardo - 500 anos de um gênio. Disponível em: https://exposicaodavinci500anos.com.br/#/experience. Acesso em: 01 ago. 2021.
TOUR VIRTUAL – Exposição OSGEMEOS: Segredos. Disponível em: http://pinacoteca.org.br/tourvirtualosgemeos/. Acesso em: 01 ago. 2021.
PINACOTECA DE SÃO PAULO - acervo permanente tour virtual. Disponível em: https://www.portal.iteleport.com.br/tour3d/pinacoteca-de-sp-acervo- permanente/. Acesso em: 30 jul. 2021.
TOUR VIRTUAL - Exposições do MAM. Disponível em: https://mam.org.br/2020/03/18/tour-virtual-pelas-exposicoes-do-mam-sao- paulo-museu/. Acesso em: 30 jul. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Amanda Saba Ruggiero
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).