A ideologia do cânone e a morte da criatividade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2017.143905Palavras-chave:
cânone, criatividade, capitalismo artistaResumo
Nesta pequena comunicação são abordados alguns conceitos importantes sobre a natureza da ideia de cânone, em especial sobre a ideia de pertencimento e de legitimação de um cânone musical de grandes obras e grandes compositores. Também o novo conceito desenvolvido por Pascal Gielen sobre a criatividade a serviço do lucro (lu-criatividade) e as ideias de Lipovetsky e Serroy sobre o novo capitalismo artista são aqui apresentados de maneira breve. Na conclusão evidenciam-se os contrastes entre os dois conceitos principais aqui descritos: o cânone e a criatividade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY-NC:
Este trabalho está licenciado sob uma licença CC-BY-NC