Os Impactos do conceito da dita "música séria" no choro brasileiro

Três estudos de caso

Autores/as

  • Felipe Siles de Castro Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2019.160576

Palabras clave:

Música séria, Cânone, Choro, Música e sociedade

Resumen

O presente artigo visa analisar o impacto da dita “música séria” 一 conceito surgido na Europa, no final do século XVIII, em oposição à música de entretenimento 一 no contexto do choro brasileiro, debruçando-se sobre três estudos de caso: o conto O homem célebre de Machado de Assis; a anedota de Henrique Cazes (2010), onde ele relata Jacob do Bandolim retirando Pixinguinha da lista de convidados de sua roda de choro; e a Suíte Retratos de Radamés Gnattali, como marco de aproximação entre o choro e a música de concerto.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

ALMEIDA, Silvio. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Editora Letramento, 2018.

ASSIS, Machado de. “O homem célebre”. In: Várias Histórias. Ebook, L.O. Tedeschi, 2013.

BASTOS, Rafael José de Menezes. Les Batutas, 1922: uma antropologia da noite parisiense. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo , v. 20, n. 58, p. 177-196, Junho de 2005.

CASTRO, Marcos Câmara. “O Beethoven de DeNora: o contexto está no texto”. In: Per Musi - Revista Acadêmica de Música, nº26, p.77 - 85. Belo Horizonte: UFMG, 2012.

CAZES, Henrique. Choro - Do Quintal ao Municipal. São Paulo: Editora 34, 2010.

MACHADO, Cacá. O enigma do homem célebre. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2007.

PEREIRA, João Baptista Borges. Cor, Profissão e Mobilidade: O negro e o rádio de São Paulo. São Paulo: EDUSP, 1967.

PINTO, Alexandre Gonçalves. O Choro. Rio de Janeiro: Funarte, 2009.

RADAMÉS Gnattali. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa12208/radames-gnattali>. Acesso em: 01 de Ago. 2019. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7.

ROLNIK, Raquel. Territórios negros nas cidades brasileiras: etnicidade e cidade em São Paulo e Rio de Janeiro. In: Revista de Estudos Afro-Asiáticos, no 17, setembro de 1989.

SIMAS, Luiz Antonio. “A Casa da Tia Ciata - espaço de cultura”. In: Histórias Brasileiras contadas por Luiz Antonio Simas. Blog, 2016, disponível em: https://hisbrasileiras.blogspot.com/2016/03/a-casa-da-tia-ciata-espaco-de-cultura.html (acessado em julho de 2019).

SIMAS, Luiz Antonio. “A peleja de Clementina de Jesus contra o samba desmacumbado”. In: Histórias Brasileiras contadas por Luiz Antonio Simas. Blog, 2016, disponível em: https://hisbrasileiras.blogspot.com/2016/05/a-peleja-de-clementina-de-jesus-contra.html (acessado em julho de 2019).

SOUZA, Miranda Bartira Tagliari Rodrigues Nunes de. O clube do choro em São Paulo: arquivo e memória da Música Popular na década de 1970. São Paulo: Tese (Mestrado em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2009.

TINHORÃO, José Ramos. História Social da Música Popular Brasileira. São Paulo: Editora 34, 1998.

TINHORÃO, José Ramos. Pequena História da Música Popular segundo seus gêneros. São Paulo: Editora 34, 2013.

WISNIK, J. M. (2003). Machado Maxixe: O caso Pestana. Teresa, (4-5), 13-79. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/teresa/article/view/116360

Publicado

2019-12-18

Número

Sección

Artigo

Cómo citar

Castro, F. S. de. (2019). Os Impactos do conceito da dita "música séria" no choro brasileiro: Três estudos de caso. Revista Da Tulha, 5(2), 9-33. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2019.160576