Mentre Accade e Gia Futuro: Il Cinema di Yervant Gianikian e Angela Ricci Lucchi
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-4077.v4i7p43-51Palavras-chave:
Gianikian Lucchi, Ricci Lucchi, Found footage, Cinema italiano, Cinema de reciclagemResumo
Enquanto o documentário tradicional utiliza imagens de qualidade retratada em realidades naturais - numa prova que envolve o pensamento crítico na ilusão da pura referencialidade - o cinema de Gianikian e Ricci Lucchi abre-se à ideia de que as imagens podem/devem significar "de novo". E mais". Se o cinema contemporâneo se torna gradualmente um depósito de olhares mestiços, as práticas de reciclagem de Gianikian e Ricci Lucchi gozam de um caráter exemplar único. Nela, a análise histórico-filológica dos materiais de partida é um momento preliminar, não um mero estratagema para o ato transformador. Origem, dispositivo, imagem, corpo são termos em fibrilação, plataformas de relançamento hermenêutico de uma imaginação historiográfica em que filmes esquecidos encontram uma verdade contemporânea: a nova possibilidade de sentido emerge da dimensão arqueológica e investiga, e mostra, o processo que levou a imagem a perder o seu valor. Para depois recuperá-lo, fazendo explodir novos significados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marco Bertozzi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.