A subjetividade e as imagens alheias: ressignificação

Autores

  • Jean-Claude Bernardet École des Hautes Études en Sciences Sociales. Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-4077.v4i7p21-42

Palavras-chave:

São Paulo, Sinfonia, Cacofonia, Anos 60, Resignificação, Filmes, Cinema

Resumo

Este texto é uma reflexão em torno de dois filmes que realizei, São Paulo sinfonia e cacofonia em 1995, e em 1999, Sobre anos 60. Ambos foram feitos com material de arquivo, o primeiro na totalidade, o segundo tem menos de 10% de filmagens adicionais. Quando São Paulo sinfonia e cacofonia foi apresentado pela primeira vez, Ismail Xavier fez uma piada: você publica um livro contra o cinema de autor e faz um filme de autor. É esta piada que quero comentar aqui. E outra também, esta de Roberto Moreira: você trabalha com imagens prostitutas.

Biografia do Autor

  • Jean-Claude Bernardet, École des Hautes Études en Sciences Sociales. Universidade de São Paulo

    Teórico de cinema, crítico cinematográfico, cineasta e escritor brasileiro. É autor de diversas obras, entre elas, Cinema Brasileiro: Propostas para uma História e Brasil em Tempo de Cinema. Dirigiu dois ensaios poéticos nos anos 1990, São Paulo, Sinfonia e Cacofonia (1994) e Sobre Anos 60 (1999). 

Downloads

Publicado

2021-05-18