Identities between sound and clay

The zabumba Mestre Vitalino and the pifano in Alto do Moura

Authors

  • Marília Paula dos Santos Universidade Federal da Paraíba - UFPB - (último vínculo - 2017)

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v19i2.164376

Keywords:

Zabumba Mestre Vitalino, Pipe (pifano), Alto do Moura, Caruaru, Music and Identity

Abstract

The pífano and the clay are present in Caruaru. The first, related to the June parties and the forró. The second for diffusion it received through Vitalino. Vitalino was artisan and pifeiro. To continue Master's legacy, Vitalino’s family, together with João do Pife, founded the Zabumba Mestre Vitalino. This paper aims to understand how happens the identity construction that relates the pífano sound with the production of figurative art of clay in Alto do Moura, focusing on Zabumba Mestre Vitalino. We interviewed some members Vitalino’s family, and we observed moments when Zabumba played, because the music is constituted by the environment in which it is inserted. In this way we use Ethnomusicology and Cultural Studies as theoretical contribution. Most of the information was obtained during the fieldwork done for the “Inventory of craft of artisan of clay of Alto do Moura – Caruaru – PE”.

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Author Biography

  • Marília Paula dos Santos, Universidade Federal da Paraíba - UFPB - (último vínculo - 2017)

    Mestra em Música, com área de concentração em Etnomusicologia, pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2017). Graduada em Música, com láurea acadêmica, pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2014), e em Letras, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru - FAFICA (2008). Integrou, como clarinetista, a Banda Sinfônica do Conservatório Pernambucano de Música (CPM). Foi componente do grupo Bellas Marias. Iniciou sua experiência como Educadora Musical realizando trabalho voluntário em uma ONG. Na UFPE, participou de atividades de extensão que envolviam o ensino da música a partir da clarineta, sob a orientação do professor Dr. Jailson Raulino. Participou do grupo de pesquisa Formação e Atuação Profissional de Professores de Música, no qual desenvolveu uma pesquisa de Pibic, orientada pela professora Dr.ª Cristiane Galdino, com a qual foi premiada. Integrou a equipe que criou o I Simpósio de Pesquisa em Música da UFPE. No mestrado, sob a orientação do professor Dr. Carlos Sandroni, desenvolveu uma pesquisa sobre música nordestina/pernambucana, os Ecos Armoriais. Integrou a equipe multidisciplinar de pesquisa do Inventário do Ofício dos Artesãos e Artesãs do Barro do Alto do Moura - Caruaru - PE, exercendo a função de pesquisadora/etnomusicóloga, sendo responsável pelo registro das expressões relacionadas à atividade do barro no local, como mazurca, bandas de pífanos, sanfoneiros, poetas/isas, compositores, bacamarteiros/as, reisado, etc. Também escreve poesias, que dialogam com uma natureza nordestina e desenvolve trabalhos sobre gêneros/corpos/mulheres/feminismos. Seus interesses de pesquisa estão voltados principalmente para Música, Cultura e Identidade (relação da música com lugares, espaços, gêneros, outras artes), Música, Cérebro e Neurociências (preferência musical, percepção musical, performance, indústria criativa, mídia, corpos) e Processos de Aprendizagem.

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Published

2019-12-19

How to Cite

Identities between sound and clay: The zabumba Mestre Vitalino and the pifano in Alto do Moura. (2019). Revista Música, 19(2), 65-85. https://doi.org/10.11606/rm.v19i2.164376