Uruguayan candombe in guitar works

elements for a culturally informed performance

Authors

  • Marcos Matturro Foschiera Universidade Federal de Minas Gerais
  • Flavio Terrigno Barbeitas Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.170193

Keywords:

Culturally informed performance, Candombe, Latin American Guitar

Abstract

In order to define the concept of Culturally Informed Performance and exemplify it, the text, after a theoretical introduction, examines four solo guitar works by Carlevaro (1974), Aguirre (2004), Sinesi (1994) and Moscardini (2006), all inspired by Uruguayan candombe. The approach aimed to demonstrate how an understanding of cultural data of the genre, based mainly on Ferreira (1997), Ayestarán (1966), Fernandez (2017) and Aharonián (2007), provides the interpreter with a horizon to speculate, experiment and create, contributing to a critical and autonomous elaboration of his performance. Thus, in the works analyzed, possibilities emerge to absorb traditional candombe practices regarding percussion, accentuation, articulation and ritualistic character, even with all the difficulties that the translation of an essentially percussive manifestation into guitar presents.

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Author Biographies

  • Marcos Matturro Foschiera, Universidade Federal de Minas Gerais

    Possui graduação em Música - Violão pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), mestrado em Música - Performance Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015), e doutorado em Música - Performance Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019). Artista e pesquisador dedicado ao estudo da música latino-americana, bem como da compreensão dos processos relacionados à preparação de obras por grupos de câmara. Como violonista, atua em apresentações solo e camerísticas, abrangendo um repertório variado, que inclui música latino-americana, contemporânea e popular. Como docente colaborou com as Universidades federais do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais, além de atuar como oficineiro de música pela organização social POIESIS/SP, dentro do estado de São Paulo. Atualmente é Coordenador de Polo do Projeto Guri em Indaiatuba/SP.

  • Flavio Terrigno Barbeitas, Universidade Federal de Minas Gerais

    Bacharel em Música (violão) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais/ Università di Bologna (2007). Desde 1996 é docente na Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, atualmente nos níveis de Graduação e Pós-graduação Mestrado e Doutorado). Além de atividades musicais como violonista, dedica-se a aspectos teóricos da música com pesquisas em dois eixos principais: 1) a música na relação geral com a cultura brasileira e com os processos de construção e desconstrução da identidade nacional (desdobramentos da dissertação de Mestrado: Circularidade cultural e nacionalismo nas Doze valsas para violão de Francisco Mignone) 2) a música na relação com outras artes, principalmente a Literatura, a partir de temas como Música e Representação, Música e Linguagem (desdobramentos da tese de Doutorado: A música habita a linguagem: teoria da música e noção de musicalidade na poesia).

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Published

2020-07-06

How to Cite

Uruguayan candombe in guitar works: elements for a culturally informed performance. (2020). Revista Música, 20(1), 177-218. https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.170193