Graduation's monographic works at the Music´s course at UFRR
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v22i1.194351Keywords:
UFRR, Teaching degree, MusicAbstract
This article analyzed students monographic works originated in the Music course at the Federal University of Roraima, from the beginning of the course until the end of the first semester of 2021, in its civil calendar. It was only from the 1980s onwards that there was a local music school and, from then on, an attempt was made to create more institutions focused on music education. The degree in music was created in 2013 with the aim of meeting these demands of qualified professionals for local music education. Thus, it is necessary to investigate the monographic works that appeared there and serve to gather information about regional particularities. It could be seen that there are themes that permeate contents covered in the course in question, in addition to having some adherence to the research carried out by the faculty teachers.
Downloads
References
ALMEIDA, Jéssia de. Biografia músico-educativa: da teia da vida para processos de formação com/na música. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Maria, 2019. Santa Maria: UFSM, 2019. 368p.
AQUINO, Vandresa Souza. Produções científicas acerca da educação musical no processo de inclusão de pessoas com deficiência. Monografia (Licenciatura em Música). Universidade Federal de Roraima, 2019. Boa Vista: UFRR, 2019. 48p.
ARAGÓN, Luiz Eduardo. A dimensão internacional da Amazônia: um aporte para sua interpretação. Revista NERA, São Paulo, v. 21, n. 42, p. 14 – 33, mar. 2018. ISSN 1806-6755. Disponível em: https://revista:fct:unesp:br/index:php/nera/article/viewFile/5676/4254.
BENETTI, Gustavo Frosi. Recursos para uma revisão historiográfica: a música em Boa Vista. Revista Internacional de Ciências, Tecnologia e Sociedade, MUNDIS - Associação Cívica de Formação e Cultura, v. 1, n. 1, p. 40 – 47, dez 2018. Disponível em: https://ricts:mundis:pt/index:php/ricts/article/view/3.
BENETTI, Gustavo Frosi; ALMEIDA, Jéssica de (org.). Música em Roraima: eventos, práticas e registros. Boa Vista: Editora da UFRR, 2020. 232 p.
BENETTI, Gustavo Frosi; SILVA, Jefferson Tiago Souza Mendes. Educação musical em Roraima: o processo de implantação do Pibid- Música da UFRR. In: ANAIS, 2014, Rio Branco. Encontro regional Norte da ABEM. Rio Branco: UFAC, 2014. p. 1 – 1.
CAMARGO, Luciano de Freitas. Regência e educação musical. In: DUARTE, R.; FIORETTI, E. (org.). II Encontro Regional Norte da ABEM; I Jornada Estadual do Fladem/Brasil. Boa Vista: Editora da UFRR, 2018. p. 43 – 58.
COLARES, Anselmo Alencar. História da educação na Amazônia: Questões de natureza teórico-metodológicas: críticas e proposições. HISTEDBR On-line, Campinas, v. 1, n. 43e, p. 187 – 202, out 2011. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos:sbu:unicamp:br/ojs/index:php/histedbr/article/view/8639960. Acesso em: Acesso em 07 jun. 2021.
CRUZ, Pâmela Barroso de Araújo. Diversidade musical em conversas com discentes: um olhar para o curso de Licenciatura em Música da UFRR. Monografia (Licenciatura em Música). Universidade Federal de Roraima, 2019. Boa Vista: UFRR, 2019. 43p.
DINIZ, Vivian Franco. Aulas de piano em grupo no Método Suzuki: uma análise no Estúdio Suzuki de Educação Musical em Boa Vista. Monografia (Licenciatura em Música). Universidade Federal de Roraima, 2019. Boa Vista: UFRR, 2019, 53p.
DUARTE, Rosângela; OLIVEIRA, Reginaldo. Música e educação em Roraima. In: CAJAZEIRA, A. O. e R. (org.). Educação musical no Brasil. Salvador: P & A, 2007. cap. [s.n.], p. 359 – 364. XXX, 2018.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
LIMA, Ana Paula Silva Oliveira Acquati de. “Importa, sim, que pensemos juntos sobre educação musical”: reflexões sobre aulas de música na educação infantil. Monografia (Licenciatura em Música). Universidade Federal de Roraima, 2019. Boa Vista: UFRR, 2019. 36p.
LIMA, Celso Henrique Vieira. O empréstimo modal recorrente no pop rock dos anos 1980. Monografia (Licenciatura em Música). Universidade Federal de Roraima, 2017. Boa Vista: UFRR,2017. 36p.
LIMA, Maria da Glória de Souza. A produção científica de educação musical sob o enfoque das políticas públicas de inclusão. Monografia (Licenciatura em Música). Universidade Federal de Roraima, 2019. Boa Vista: UFRR, 2019. 62p.
LIMA, Raísa Barbosa. A formação do professor de música: uma análise sobre o perfil dos alunos concluintes do curso de música da UFRR. Monografia (Licenciatura em Música). Universidade Federal de Roraima, 2017. Boa Vista: UFRR, 2017. 41p.
LUNA, Victória Emanuelle Neves de. Práticas de canto no curso de Licenciatura em Música da UFRR: impactos na atuação do licenciado. Monografia (Licenciatura em Música). Universidade Federal de Roraima, 2019. Boa Vista: UFRR, 2019. 48p.
MINISTÉRIO DA EDUCACÃO. Reuni. 2007. Disponível em: http://reuni:mec:gov:br/. Acesso em: 09 jun. 2021.
MORAES, Cleotilde Chota. Educação musical em Roraima: um estudo de caso na rede estadual de Boa Vista (2006-2016). Monografia (Licenciatura em Música). Universidade Federal de Roraima, 2017. Boa Vista: UFRR, 2017. 59p.
OLIVEIRA, Alexandre Alves de. Festival Folclórico de Caracaraí: a percussão nos grupos Cobra Mariana e Gavião Caracará. Monografia (Licenciatura em Música). Universidade Federal de Roraima, 2021. Boa Vista: UFRR, 2021. 74p.
OLIVEIRA, Radvan Carvalho de. A importância da regência nas aulas de música na educação básica. Monografia (Licenciatura em Música). Universidade Federal de Roraima, 2019. Boa Vista: UFRR, 2019. 40p.
SANTANA, Alexandre Luis de. A respiração e o canto: abordagens técnica e sensibilizadora sobre seu funcionamento e importância. Monografia (Licenciatura em Música). Universidade Federal de Roraima, 2017. Boa Vista: UFRR, 2017. 50p.
SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Unesp, 2012. 408 p. ISBN 9788539302185.
SILVA, Alexandre Alves. Contrabaixo elétrico: um estudo das levadas em quatro gêneros musicais da Região Norte. Monografia (Licenciatura em Música). Universidade Federal de Roraima, 2020. Boa Vista: UFRR, 2020. 77p.
SILVA, Elizandra Garcia da. A expansão da Universidade Federal do Amazonas: implicações a partir do financiamento em tempos de crise. Avaliação, Sorocaba, v. 24, n. 01, p. 26 – 44, mar 2019. ISSN 1982-5765. Disponível em: https://www:scielo:br/j/aval/a/85pJ9MPYTbRPH3SRVkK6ZBM/?lang=pt. Acesso em: Acesso em 07 jun. 2021.
SILVA, Jefferson Tiago Souza Mendes. Estudos musicais: uma análise das investigações realizadas em Roraima – Brasil. European Review Of Artistic Studies, Vila Real, v. 7, n. 4, p. 1 – 13, out. 2016. Disponível em: http://eras:mundis:pt/index:php/eras/article/view/119.
SILVA, Joelson Vaz. da. Festival Folclórico de Caracaraí. Monografia (Licenciatura em Música). Universidade Federal de Roraima, 2019. Boa Vista: UFRR, 2019. 104p.
SILVA, Nathalia Gabriele Lago da. Práticas informais de aprendizagem musical na formação discente do curso de Licenciatura em Música da UFRR. Monografia (Licenciatura em Música). Universidade Federal de Roraima, 2021. Boa Vista: UFRR, 2021. 69p.
SOUZA FILHO, Luiz Andrade de. A colaboração pianística no coro da Igreja Batista Regular de Boa Vista: competências exercidas no dia a dia. Monografia (Licenciatura em Música). Universidade Federal de Roraima, 2019. Boa Vista: UFRR, 2019. 59p.
STÁBELI, Roberto Guerino. Microrregionalização do conhecimento é o único caminho para o desenvolvimento sustentável e redução das iniquidades sociais na Amazônia. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 64, n. 3, p. 35 – 38, [s.n.] 2012. ISSN 0009-6725. Disponível em: http://cienciaecultura:bvs:br/scielo:php?script=sci_arttext&pid=S000967252012000300012&lng=pt&nrm=iso.
STEFAN, Gilberto de Souza. Acerca de partituras e gravações no ensino da interpretação musical direcionado a violonistas eruditos iniciantes. 2016. Disponível em: http://www:violaobrasileiro:com:br/biblioteca?term=gilberto+stefan&x=0&y=0. Acesso em: 09 jun. 2021.
SWANWICK, Keith. A basis for music education. [S.l.]: Routledge, 1979. ISBN 0-203-42243-0.
TEIXEIRA, Beatriz Taveira de Moura. Ouvidos pensantes, vozes brilhantes: benefícios das atividades de musicalização na prática do canto coral de adultos maduros. Monografia (Licenciatura em Música). 2017. Universidade Federal de Roraima. Boa Vista: UFRR, 2017. 56p.
UFRR. Resolução 001/2013-CUni. Projeto político-pedagógico do curso de graduação em Música (licenciatura), Boa Vista, p. 1 – 40, 2013.
UFRR. Projeto de Curso. Projeto político-pedagógico do curso de graduação em Música (licenciatura), Boa Vista, p. 01 – 44, 2014.
UFRR. Projeto de Curso. Projeto pedagógico do curso de graduação em Música (licenciatura), Boa Vista, p. 01 – 48, 2015.
UFRR. Projeto de Curso. Projeto pedagógico do curso de licenciatura em Música, Boa Vista, p. 01 – 122, 2017.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Rafael Ricardo Friesen, Leila Adriana Baptaglin
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).